Tudo Menos Economia

Por

Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral

Ricardo Cabral

22 de Abril de 2015, 21:00

Por

Adivinha

Qual é qual é, o país do ponto mais acima do gráfico abaixo?

 

Fonte: FMI. Tenho a agradecer a assistência de Marlene Teixeira na recolha destes dados. Cada bolinha azul representa o montante posteriormente utilizado do contrato de empréstimo celebrado, em determinado ano, entre o FMI e um dado país. O montante utilizado (em milhares de milhões de SDRs, no gráfico) é tipicamente disponibilizado em tranches transferidas ao longo de vários trimestres. 1 SDR vale actualmente 1,29€.

 

É esse mesmo. O nosso pequeno e querido País. Em 998 resgates do FMI (em que foram utilizados fundos desses empréstimos), desde 1952, o recordista – em termos do montante utilizado – foi Portugal.

O montante dos empréstimos concedidos em cada um dos dois resgates à Grécia de 2010 e 2012 foi superior ao de Portugal, mas o dinheiro efectivamente utilizado pela Grécia, em cada um desses resgates, foi inferior ao utilizado por Portugal.

Mais um registo histórico para o Guinness Book of World Records!

Comentários

  1. Se juntarmos isto ao facto de a dívida externa portuguesa total (pública e privada) ser também superior à grega, não deixa de ser irónico o discurso oficial de que nós não somos a Grécia…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tópicos

Pesquisa

Arquivo