Tudo Menos Economia

Por

Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral

Ricardo Cabral

1 de Setembro de 2014, 19:10

Por

Os tambores da guerra regressam

 

“There is something wrong with a regime that requires a pyramid of corpses every few years.” George Orwell[1]

“The very concept of objective truth is fading out of the world. Lies will pass into history.” George Orwell[2]

 

O progresso nas relações internacionais que ocorreu nas últimas três décadas, desde a Perestroika, foi muito gradual e beneficiou, em muito, todas as partes.

A forma casual mas aparentemente concertada como o Ocidente está a entrar em nova Guerra Fria com a Rússia assusta.

Porque parece ser tudo feito, de parte a parte, de ânimo leve e sem olhar a consequências.

Porque o actual conflito interno na Ucrânia e entre a Ucrânia e a Rússia é, para além das mortes, da destruição e dos refugiados, uma guerra que parece de propaganda, em que a verdade é a primeira vítima e provavelmente ninguém tem razão.

Porque parece que o Ocidente está a ser influenciado por uma grande animosidade (emotiva … possivelmente justificada) dos países da Europa de leste face ao seu grande vizinho a leste (e antigo “aliado”).

Porque, a ampliar toda esta situação, violentos conflitos alastram também na Faixa de Gaza, no Médio Oriente e no Norte e Centro de África.

Preocupa a possibilidade da Ucrânia aderir à NATO. Porque já acusou a Rússia de invadir o seu território (e vários colunistas em jornais de referência, como o Financial Times e a revista Spiegel, concordam que é de facto verdade). E porque se a Rússia invadir oficialmente a Ucrânia e a Ucrânia for membro da NATO então a NATO poderá ser forçada a declarar guerra à Rússia.

 

[1] Fonte: Wikiquote, que cita: About the “current Russian regime” (11 April 1940) p. 532 in The Collected Essays, Journalism, & Letters, George Orwell: An age like this, 1920-1940, Editors: Sonia Orwell, Ian Angus

[2] ‘Looking Back on the Spanish War”, 1942, First published: New Road. — GB, London. — 1943.

 

Republicado a 2 de Setembro: Actualiza link de artigo da Reuters entretanto apagado e inclui novo link de artigo no WSJ.

Comentários

  1. Na minha própria perspetiva de ver a história da humanidade e o “mosaico” que é a sociedade dos nossos dias, estou a gostar de ler os artigos desta trilogia de autores. Felicito-os, e terei de me tornar um leitor mais assíduo dos seus artigos.

  2. Boa tarde. Como está?

    Receio algo!!! Há 75 anos eclodiu a II Guerra Mundial!!!

    O que se passa na Ucrânia pode ter consequências não só na região mas para todo o mundo!!! Não esqueçamos os horrores que estão a acontecer no Iraque mais precisamente no Norte com os crimes que o ISIS está a cometer

    1. A Reuters apagou o artigo original, substituindo-o por outro onde a Ucrânia acusa a Rússia de agressão não disfarçada. Ainda se pode encontrar a referência ao artigo original no Google com as palavras de palavras “Ukraine accuses Russia of ‘open aggression’”. A situação está fluída, a linguagem também, quiçá fruto de problemas nas traduções.
      Corrigi o link e inclui outro link do Wall Street Journal que refere a palavra “invasão”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tópicos

Pesquisa

Arquivo