Tudo Menos Economia

Por

Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral

Francisco Louçã

24 de Julho de 2014, 09:00

Por

O princípio gueixa

gueixaDizia João Cravinho, na apresentação do seu excelente livro (“A Dívida Pública Portuguesa”, ed. Lua de Papel), que há muito quem siga o princípio gueixa: perante o samurai que tem o poder, a gueixa pensa que basta pintar a cara de branco e os lábios de grená, usar um quimono e fazer umas vénias, e tudo correrá bem.

Dizia a semana passada o representante do FMI em Portugal a uma assembleia de economistas: afinal a dívida é mesmo insustentável e é preciso reescaloná-la ou reestruturá-la.

Os samurais estão fartos de gueixas ou já não podem ver as suas próprias pinturas de guerra?

Comentários

  1. Meus senhores isto e tao evidente que n ao vale a pena os apelos aos que sao pagos para perpetuar este estado de coisas, desiludam-se os que veem a luz ao fundo do tunel…nao ha fundo que aguente esta balburdia socio-moral desavergonhada.

  2. No meio desta mal contada história do empréstimo a Portugal… só me vêm à mente a frase de um cliente bancário, quando eu estava faz agora pouco tempo na fila do multibanco, vinda do sector dos empréstimos (mais ou menos nestes moldes):

    “Eu não consigo pagar… a minha vida mudou… estou desempregado… querem a casa… venham-ma buscar que eu até agradeço… se não querem… arranjem condições para que consiga pagar, isto com o rendimento que tenho… não vou continuar neste sufoco de não ter dinheiro para dar de comer aos meus filhos apenas e só para vos pagar juros e comissões absurdas, depois de o estado, com o dinheiro dos nossos impostos vos ter emprestado a preço de saldo…”

    Se isto (adaptando a frase para a “macro”), não é o que o Sr. Passos devia dizer ao Deutsch Reich (versão 4.0), não sei o que será? Provavelmente só não é dito porque as dificuldades não são sentidas colectivamente, mas “apenas” pela grande maioria e não pela cúpula do poder…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tópicos

Pesquisa

Arquivo