Festival de Almada 2012

© Bon Kleffel

Já está marcada a data de apresentação da edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de Almada. A 22 de Junho, no Teatro Azul, em Almada, ficaremos a saber os nomes que se juntam ao suiço Christoph Marthaler, que traz ao Centro Cultural de Belém + ou – zero (na imagem), e ao encenador alemão Peter Stein, que interpretará Faustus Fantasia, um solilóquio para piano e voz a partir das palavras de Goethe.

Segundo o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa, será a segunda apresentação em Portugal de Peter Stein, depois de em 1999 ter mostrado Schönberg kabarett, no Teatro Nacional São João. Christoph Marthaler esteve duas vezes em Portugal. Em 1998 trouxe ao Centro Cultural de Belém A hora zero ou a arte de servir e em 2007 Winch Only à Fundação Gulbenkian no âmbito do programa O Estado do Mundo.

Já anunciados foram outros nomes nacionais: Ricardo Pais apresenta a sua segunda leitura de O Mercador de Veneza (a primeira encenação estreou em 2008), que junta ao elenco liderado por Albano Jerónimo, os nomes de João Reis, colaborador habitual de Pais, Pedro Penim, do Teatro Praga, e Maria João Pinho, que esteve recentemente em destaque em A Morte de Danton (encenação Jorge Silva Melo para a companhia Artistas Unidos), e Pedro Gil estreia na Culturgest Enquanto vivermos.

Destaque ainda para o regresso de Quoi Faire? (Le Retour), com François Chattot e Martine Schambacher, apresentado no ano passado e que, foi escolhido pelo público para ser espectáculo de honra desta edição. Os TgStan trazem Nora, a partir de Casa de Bonecas, de Ibsen, ao Maria Matos, semanas depois de apresentarem no São Luiz, durante o Alkantara Festival, a sua versão de Menina Else, de Schitzler.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>