As crianças nos media

“As crianças gostam que os jornalistas escrevam sobre assuntos que lhes interessam, que noticiem casos de crianças de sucesso e que escrevam numa linguagem simples para que percebam o que está a ser divulgado”. Seria excelente – e teria proveitosas consequências educativas – se esta mensagem que se encontra na edição n.º 6 do Observatório de Deontologia do Jornalismo fosse escutada e posta em prática.
O Boletim mensal do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas inclui outras recomendações oportunas, como, por exemplo, a que recorda que “o tratamento da informação de factos que envolvam crianças requer que os jornalistas procedam com uma ética de cuidado ou seja, para além do cumprimento escrupuloso das regras deontológicas, devem utilizar as palavras mais adequadas de forma a minimizar qualquer estigma que possa prejudicar o futuro das crianças e jovens em perigo”.

[O Observatório de Deontologia do Jornalismo pode ser lido aqui]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>