É já hoje que inaugura no Centro de Artes Culinárias (Mercado de Santa Clara/Feira da Ladra), em Lisboa, a feira de produtores de queijo vindos de todo o país, organizada pelo Adolfo Henriques, da Maçussa, ele próprio produtor de queijo, neste caso o chèvre (o único deste tipo feito artesanalmente em Portugal, e excelente). A feira fica até domingo, mas depois disso, e até 22 de Maio, pode-se visitar a exposição de objectos ligados à história do queijo, que já inaugurou.
Os objectos são sempre muito bonitos – fazem parte da colecção de Maria Proença. E a exposição tem ainda várias histórias sobre queijo, desde o tempo dos egípcios até à Lisboa antiga.
E, no meio de tudo, uma frase muito boa: “A idade é algo que não tem importância, a não ser que você seja um queijo” (Billie Burke)
Outra coisa interessante é um exemplar do livro “Trabalha para ti – Arte de Ganhar Dinheiro”. Reparem como na capa (isto é que é comunicar) está uma lista de 20 indústrias que são formas garantidas de ganhar dinheiro.
E lá estão, entre o sabão limpa tudo, os cremes para calçado, os carimbos de borracha e os insecticidas, suas excelências o queijo e a manteiga. Uma lição para os nossos dias?