Gastronomia é em Santarém

Se no post de ontem falava da Califórnia, hoje falo de Santarém. E como é mais provável que possamos ir a Santarém, aqui fica a informação: o 31º Festival Nacional de Gastronomia começa hoje na Casa do Campino (onde fica até 6 de Novembro). E a vantagem é que num só sítio se pode provar pratos típicos de todo o país. Há almoços temáticos para os gostos mais variados (preços a partir dos 22,50 euros): a caça (sábado 22), o pão (dia 23), bacalhau e leitão (quinta-feira, 27), peixe e marisco (dia 28). Sábado, 29, é dia da Galiza e o tema do almoço são tapas espanholas. Domingo é dia de carne, terça, dia 1, é a vez dos Açores trazerem “o sabor das ilhas”, e quarta é o dia do arroz carolino. Um salto para sexta, dia 4, com o borrego da raça bordalesa, sábado o peixe, promovido pelo Algarve, e por fim para o encerramento, domingo, dia 6, chega o cabrito.

Pode-se também assistir já neste fim-de-semana a demonstrações de cozinha pelas equipas olímpicas de culinária, que vão mostrar como se faz gelatinagem de peças e terrinas e de legumes. E há dias (terça, 25, e quinta, dia 3) de demonstrações culinárias de petiscos e sopas a concurso. Só para abrir o apetite deixo aqui algumas das possibilidades: miolada de espargos, caldo de laranja com mel, xarém com berbigão, ameijoa e camarão, papas de sarrabulho, lapas de molho afonso, feijoca à Senhora do Monte, manja de bacalhau ou sarriscos da matança. Fica a sugestão.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>