A minha casa és tu

CapaNic

Um livro-acordeão ou livro-harmónio, “que aberto pode ser uma rua, fechado pode ser uma casa”. Descrição que os autores nos fizeram chegar a dar conta de um dos livros que o casal de ilustradores editou depois de criar, em 2019, A Casa Nic e Inês Edições.

A minha casa é a tua casa”, começa por ler-se, enquanto se vê uma menina com um livro aberto, bochechas vermelhas e ar tranquilo. Hão-de seguir-se várias formas de olhar e sentir a casa. Uma reflexão sobre o que é, afinal, o lar de cada um de nós. “A minha casa és tu”, diz-se poeticamente no final, em que se vê um abraço doce e quente.

ImagensHarmónio

No avesso do harmónio, feito de forma artesanal, surgem imagens a preto e branco com diferentes tipos de casas, numa montagem em que fotos convivem com desenhos. Ali se afirma que “há uma casa dentro de cada um de nós” e que nem todas as nossas casas têm a mesma duração. Haverá as que nos acolhem apenas por “uma noite”, por “uma hora” ou apenas por “um minuto”. Suspeita-se de que os lugares retratados se inscrevam na biografia de Nic (Nicholas Carvalho) e Inês (Inês Almeida).

Ex-professores, formados na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, têm como interesse e prática de eleição o Livro de Artista. Por isso, abrem com frequência e regularidade a porta da casa… de ambos (em Lisboa) e ali dinamizam oficinas, cursos, conversas (a que chamam Parlapiê).

Nesta altura, estão a decorrer os cursos de Livro Ilustrado, de Materiais e Técnicas de Ilustração e de Cerâmica Ilustrada. Um outro livro-objecto, desdobrável e silencioso, junta-se a esta primeira experiência como editores. Chama-se Girassol e (também) é lindo.

Em Casa
Texto, ilustração e design: Nic e Inês
Edição: Casa Nic e Inês Edições
Livro-acordeão, 6€

(Texto divulgado na página Crianças da edição do Público de  7 de Março, com as habituais sugestões do Guia do Lazer.)

PáginaEmCasa7Março2020

A página completa divulgada ficou assim, muito linda (graças a Sandra Silva).

Em Casa encontra-se à venda nas livrarias Gatafunho (Oeiras), Baobá (Campo de Ourique, Lisboa), Tigre de Papel (Arroios, Lisboa), It’s a Book (Anjos, Lisboa) Faz de Conto (Coimbra) e Salta-Folhinhas (Porto).

A Faz de Conto Livraria, de Coimbra, mostra aqui muito bem o livro.

As imagens usadas por Letra pequena (excepto a da página do Público) foram cedidas por Nic e Inês. O link do vídeo foi-nos facultado por Sofia, a simpática livreira de Coimbra. Obrigada a todos e parabéns.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>