Pierre Pratt emprestou-nos a voz (e o sotaque)…

BoaNoiteCapa

… em mais um Livro para Escutar do Letra pequena. O autor esteve no estúdio do Público a ler Boa Noite!

O Sr. Silva chega sempre a casa ao final do dia. Vem cansado. Mora mesmo no cimo de um prédio com 96 andares”, lê-se no início do livro, ao mesmo tempo que se mostra o protagonista a subir uma escada bastante íngreme. Percebe-se imediatamente que estamos a entrar no domínio do absurdo. E gostamos.

Nas páginas seguintes já o Sr. Silva está dentro de casa e começa a despedir-se do que traz vestido. Diz “boa noite” ao chapéu, “até amanhã” ao casaco, à gravata, ao cinto e a tudo o mais que usara nesse dia. Outras despedidas se seguem a vários objectos: “Também está na hora de o livro e os óculos irem dormir.” Até os dentes postiços merecem um simpático “boa noite” do Sr. Silva.

E mais não contamos. Só diremos que vale a pena ler e ver até ao fim. A história começa logo na capa, onde o protagonista, com a sua roupa colorida, se dirige a um prédio com uma chave na mão. Vai para casa.

boanoite-int5-fl

Um livro com um certo humor surreal, que faz rir crianças e adultos. Foi publicado pela primeira vez em 2014, em francês, Bonne nuit!, pelas edições Thierry Magnier (Paris). Mas esta história foi inicialmente pensada para adultos, chegando a ser divulgada em formato de banda desenhada.

Era uma história mais pesada”, conta o autor. Mas, como tinha potencial para ser adaptada ao público infantil, “pelo ritual antes de ir dormir”, decidiu fazer esta versão. Ainda bem.

Pierre Pratt nasceu em Montreal, Canadá, onde se formou em Design Gráfico. Nos anos 1980 publicou algumas bandas desenhadas, mas a ilustração acabou por se impor como trabalho. Já publicou cerca de 50 livros para crianças.

O ilustrador vive em Portugal há dez anos, altura em que leccionou Ilustração e BD no ArCo (Centro de Arte e Comunicação Visual), em Lisboa. Recebeu vários prémios internacionais e foi finalista do Prémio Hans Christian Andersen em 2008.

boanoite-int15-fl

Por cá, ilustrou títulos como A Fábrica do Tempo, texto de Sílvia Alves (Livros Horizonte); Lusco-Fusco, de Cristina Carvalho (Sextante Editora), O Sapateiro, de Alice Vieira (Caminho), A Galinha Que Cantava Ópera, de Luísa Costa Gomes (Dom Quixote), O Homem Que Engoliu a Lua, de Mário de Carvalho (Ambar Editora).

Até amanhã, Sr. Silva!

Boa Noite!
Texto e ilustração: Pierre Pratt
Tradução: Maria Afonso
Edição: Orfeu Negro
24 págs., 9,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 3 de Fevereiro, página Crianças.)

Pág.PrattImagem

Eis a página publicada na edição em papel, com as habituais sugestões de agenda para toda a família, via Guia do Lazer.

Se quiserem conhecer melhor os trabalhos de Pierre Pratt, façam favor de entrar.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>