Integrada na colecção Saber para Todos, este volume (são quatro no total) trata de nos recordar como foram inventados objectos e criadas utilidades que há muito fazem parte do nosso quotidiano e que resolvem muitas das nossas necessidades.
Na divulgação, a editora escreve: “As maiores invenções de todos os tempos e os génios a quem se devem. Da criação da Web por Tim Berners-Lee aos projectos de Leonardo da Vinci, [venha] conhecer os pioneiros e as grandes invenções na comunicação, nos transportes e na exploração do espaço.”
É possível aqui recuar ao tempo dos primeiros telefones, televisões e automóveis, mas também aos velhinhos fonógrafos.
“Sr. Watson, venha cá, quero falar consigo.” Estas foram as primeiras palavras ouvidas claramente num telefone, ditas por Alexander Graham Bell. A legenda que acompanha a imagem de um dos primeiros telefones que usou, em 1877, é a seguinte: “Bell utilizou este telefone para fazer a demonstração do seu invento perante a rainha Vitória em Inglaterra.” Muito longe ainda dos hoje vulgares… smartphones.
As imagens antigas do livro têm um registo muito diferente do que as crianças estão habituadas, pelo que é um bom exercício de “educação visual” – pelas cores, formas e técnicas de reprodução.
Explorar! As Viagens mais Perigosas de Todos os Tempos; Uau! Os Artistas mais Admiráveis de Todos os Tempos e Eureca! As Descobertas Científicas mais Empolgantes de Todos os Tempos são os títulos dos restantes volumes. Cultura geral para toda a família.
Genial! As Invenções mais Espantosas de Todos os Tempos
Texto: Deborah Kespert
Consultoria: Jane Insley
Tradução: Isabel Araújo
Revisão: Anabela Macedo
Grafismo: Karen Wilks
Ilustração e fotos: Vários
Edição: Círculo de Leitores
98 págs., 19,99€
(Texto divulgado na edição do Público de 14 de Outubro, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com sugestões de actividades em família, via Guia do Lazer.