Duas famílias, ambas com quatro filhos, percebem que um deles é muito diferente dos irmãos. A educação que receberam não impediu no entanto (nem permitiu totalmente) que cada um revelasse a sua própria natureza.
A dada altura fica a saber-se que houve uma troca entre um dos elementos de cada agregado. E agora? Devolve-se a criança? Obriga-se a contrariar a sua experiência, convivência ou aceitam-se as características que se impõem?
Gaston é um cão. Um budolgue que cresceu (amou e foi amado) entre caniches. Antoinette é uma cadela. Uma caniche que cresceu (amou e foi amada) entre buldogues. Não é difícil adivinhar as diferenças entre quem “rosna” ou simplesmente faz “béu-béu”. Por mais e por muito que quem deles cuide tente o contrário.
“A Sra. Caniche sentia orgulho em ensinar os seus filhotes a serem bonitos cachorrinhos. Aprenderam a arte de comer e beber. Sem se babarem!” Ou ainda “aprenderam a desfilar com elegância. Sem correrem pela casa!”. Já para não falar das roupinhas rosa e lilás…
A descoberta (da troca) foi feita num passeio no parque. As mães, crentes em que estariam a seguir o rumo certo, tentaram repor os elementos “estranhos” nas famílias de origem. Enganaram-se. Saíram-se mal e sentiram-se mal. Os filhos/ irmãos, também. Mesmo com um esforço bonito de aceitação.
As famílias optaram então pelo modelo inicial e feliz, passando a conviver com regularidade e aceitando diferenças e semelhanças. Os buldogues acabaram por ensinar aos caniches “a ser menos queridos” e os caniches “ensinaram os buldogues a ser menos brutos”.
Um livro sobre escolhas entre parecer, fingir, agradar, amar, ser. Tanto quem escreveu como quem ilustrou Gaston já receberam vários prémios de livros infantis. Sempre merecidos pela boa qualidade e grande sensibilidade.
O desfecho (que não é para contar aos miúdos antes de os pôr a ler o livro): “Muitos anos mais tarde, quando se apaixonaram e tiveram cachorrinhos, o Gaston e a Antoinette ensinaram-nos a ser o que bem quisessem.” Haverá melhor lição?
Gaston
Texto | Kelly DiPucchio
Tradução | Maria Afonso
Ilustração | Christian Robinson
Edição | Orfeu Negro
40 págs., 14,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 23 de Setembro, página Crianças.)
Aqui fica a página completa, sempre com sugestões de actividades em família, via Guia do Lazer.