Uma criança reflecte sobre o que será quando for grande. E a mãe vai reflectindo com ela, contrariando-a na maior parte do tempo ou dando-lhe novas pistas. Mas sempre com grande (excessivo!) sentido de protecção. “Quando for grande quero guardar o Sol.” “Podes ficar cego! — diz a mãe.” Sílvio prossegue: “E se for guarda da chuva?” “É uma vida de constipações… diz a mãe.” Quando lhe ocorre a ideia de ser “guardador de ventos”, a mãe preocupa-se ainda mais. “E se surge a tempestade? Não posso perder-te, querido menino!”
O rapaz há-de sugerir mais futuros imaginários e iamginativos, em que entram a autoridade, o medo, os sonhos, a ternura, mas também a protecção. Tudo gira à volta do vocábulo “guarda”. Imagina-se guarda-nocturno, guarda-rios, guarda-florestal, guarda-costas e também guarda-livros — o sonho menos inquietante e mais seguro aos olhos da mãe.
Um texto poético e sensível sobre os anseios de uma criança e os receios da sua mãe, escrito pelo talentoso poeta Francisco Duarte Mangas, que já assinou livros para crianças como, entre outros, Elefantezinho Verde, O Gato Karl, O Ladrão de Palavras, O Noitibó e Sílvio, Domador de Caracóis. Este último também sobre a personagem Sílvio à procura de futuro e igualmente ilustrado por Madalena Moniz. Foi a sua estreia como ilustradora e teve um destaque especial do júri do Prémio Nacional de Ilustração em 2010. Mereceu-o.
A também designer gráfica estudou Ilustração na Creative Arts School em Bristol e no ano de 2015 recebeu uma menção especial na Feira de Bolonha na categoria Opera Prima, pelo livro Hoje Sinto-me… de A a Z (edição da Orfeu Negro).
Madalena Moniz traduz com criatividade o imaginário das crianças e cria quadros que apetece ficar a contemplar, como este que aqui reproduzimos, com a criança a ler no topo das prateleiras cheias de livros. Mas há outros. Gostamos especialmente daquele em que o menino deseja guardar o Sol, logo no início do livro.
Sílvio há-de encontrar um destino seguro e feliz, onde as palavras serão protagonistas. E estarão protegidas.
Sílvio, Guardador de Ventos
Texto: Francisco Duarte Mangas
Ilustração: Madalena Moniz
Edição: Editorial Caminho
32 págs., 11,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 18 de Fevereiro, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com destaque para a Orquestra dos Brinquedos, que actuou em Coimbra. Mais sugestões para actividades em família no Guia do Lazer.