Doze contos do mesmo autor de O Livro da Selva e que recebeu o Nobel da Literatura em 1907. Histórias Assim foi imaginado para a filha de Rudyard Kipling, a pequena Josephine. Nele se fala sobretudo de animais, numa mistura de verdade, imaginação e humor. Para serem lidas em voz alta, as histórias interpelam directamente quem escuta.
O escritor dirige-se à filha como “Mais-que-tudo” e intervala as descrições com breves alertas, entre parêntesis. Exemplo no conto Como a baleia arranjou a sua garganta, numa fala do Peixe Astuto. “Se nadardes até à latitude Cinquenta Norte e à latitude Quarenta Oeste (…) encontrareis, sentado numa jangada, no meio do mar, vestindo umas calças de lona azul, com um par de suspensórios (não te esqueças deste pormenor, é importante, Mais-que-tudo) e uma navalha no bolso, um Marinheiro solitário cujo barco se afundou mas que, devo dizer-vos, é um homem de uma sagacidade e recursos infinitos.”
A referência aos suspensórios há-de repetir-se várias vezes, pois são cruciais ao desfecho da narrativa.
Sébastien Pelon, o ilustrador, gosta de trabalhar textos clássicos e já ilustrados por outros: “Permite-me dar a minha visão. É como mudar para uma casa nova e redecorá-la, mantemos a estrutura e refazemos tudo.” Um livro com palavras antigas. Gostamos disso.
(Títulos dos restantes contos: Como o camelo arranjou a sua bossa; Como o rinoceronte arranjou a sua pele; Como o leopardo arranjou as suas pintas; O filho do elefante; A cantilena do velho canguru; Como apareceram os tatus; Como se escreveu a primeira carta; Como se inventou o alfabeto; O caranguejo que brincou com o mar; O gato que andava sozinho e A borboleta que bateu com o pé.)
Histórias Assim
Texto: Rudyard Kipling
Tradução: Ana Mafalda Tello
e João Quina
Ilustração: Sébastien Pelon
Edição: Bertrand Editora
Círculo de Leitores
110 págs., 15,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 21 de Janeiro, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com sugestões de actividades culturais para a família. Destaque para o projecto E Se Tudo Fosse Amarelo?, com livro+DVD Isto É Uma Cocriação! Antimanual de Educação Artística na Infância. Editados pela Boca – Palavras que alimentam e pela Real Pelágio. Espreitem aqui. Vão também até ao Guia do Lazer.