De umas coisas nascem outras (sabiam?)

CapaLivroPág.Crianças20FEv

Uma dupla poética de autores que consegue sempre criar obras que nos surpreendem, acalmam e reconciliam com o universo. Ele, João Pedro Mésseder, pela forma preciosa como escolhe cada palavra; ela, Rachel Caiano, pelo modo como representa o silêncio e nos dá a paz de que necessitamos.

Depois de O Pequeno Livro das Coisas (2012) e Tudo É Sempre Outra Coisa (2013) surge agora De Umas Coisas Nascem Outras. Logo pelos títulos se percebe a coerência e o cuidado. Agora escutem: “Era uma vez uma semente de trigo que um dia se descobriu pão. Era uma vez um pedaço de barro que um dia se descobriu cântaro. (…) Era uma vez uma cana que um dia se descobriu flauta. Era uma vez uma árvore que um dia se descobriu violoncelo. (…) Era uma vez uma menina que um dia se descobriu mãe. Era uma vez um menino que um dia se descobriu pai.”

O livro vai ser apresentado no 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, na Fundação O Século (25 de Fev., 19h). Só mais um pouco: “Reconforta pensar que as flores nada sabem da sua própria beleza. Desconhecem, por isso, as más inclinações da vaidade.”

É esta delicadeza de escrita, que as imagens respeitam e acompanham, que nos faz ficar rendidos. Com livros como este, há-de sempre voltar a acontecer algo assim: era uma vez um menino que um dia se descobriu leitor.

De Umas Coisas Nascem Outras
Texto: João Pedro Mésseder
Ilustração: Rachel Caiano
Edição: Caminho
40 págs., 10,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 20 de Fevereiro, pág. Crianças.)

Pág 41-Crianças-200216

Ora aqui está a página completa (mas não é para deixarem de comprar o jornal em papel…). Mais sugestões de actividades para as famílias no Guia do Lazer.

Um comentário a De umas coisas nascem outras (sabiam?)

  1. Olá Rita,
    como está? eu sou a Elsa Aço não sei se se lembra de mim?! A Prodidáctico ( que distribui o Planeta tangerina, Kalndraka etc) tem um livro novo é o 1.º e gostaríamos de lhe enviar um como faço?

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>