Por estes dias, muito se fala de amor. Isto porque o calendário assinala amanhã, 14 de Fevereiro, o Dia dos Namorados. Mesmo sendo uma festa importada e com pouca tradição entre nós, pode ser aproveitada para se falar de sentimentos com os miúdos. Os bons e os outros. E este livro dá uma ajuda. Relata o dia-a-dia de uma família: mãe, pai, filho (Simão), filha (Catarina) e cão (Feijão Peludo).
“Há tantas coisas que fazem o Simão e a Catarina sentirem-se felizes…! Um abraço, uma história, um jogo no parque… fazer um desenho, apanhar uma bola… e, mais do que tudo, saberem que são amados.” Mas nunca ninguém está feliz o tempo todo, por isso os autores retratam também situações em que os miúdos ficam “rabugentos”, “envergonhados”, “nervosos” ou momentos em que sentem “medo” ou ficam mesmo muito “tristes”: “O Simão chorou quando o porquinho-da-índia morreu. O pai também.” Também a Madalena, amiga da Catarina, se sentiu assim “quando os pais lhe disseram que já não podiam continuar a viver juntos”.
Fúria, ciúme e dor são outros sentimentos explorados num livro inteligente e sensível, em que texto e imagem reflectem bem as emoções e contradições de que as relações entre as pessoas são feitas. Em qualquer idade e com ou sem namorados.
Um Livro de Sentimentos
Texto: Amanda McCardie
Ilustração: Salvatore Rubbino
Tradução: Ana Stilwell
Edição: Livros Horizonte
48 págs., 14,60€
(Texto divulgado na página Crianças da edição do Público de 13 de Fevereiro.)
Aqui fica a página completa, com um roteiro de actividades para as famílias. Há outras sugestões no Guia do Lazer/Miúdos.