Hervé Tullet tem o engenho de criar livros para os mais novos que os convidam a interagir com as páginas, as formas, os elementos. Num jogo divertido, criativo e formativo, este título dá a conhecer as cores e o resultado de as misturar. Tudo isto sem que a criança suje as mãos. Pelo menos nesta fase…
O livro começa com um ponto cinzento no meio da página e uma pergunta directa: “Podemos começar?” Depois, pede-se ao leitor que “chame” as cores: “Bate com um dedo no ponto cinzento. Vais ver, elas vão aparecer.” Ao virar a página, a criança verá alguns pontos coloridos dispersos, com a seguinte informação: “Ah, aqui estão elas! No início, são um pouco tímidas. Bate mais um bocadinho.” Segue-se um plano mais colorido e cheio. “Estão a chegar! Mas ainda faltam algumas… Bate uma última vez.” As páginas seguintes ficam então pintadas de mais cores ainda. “Ah, muito bem! Estão aqui todas. Pousa a tua mão sobre elas, fecha os olhos e conta até cinco.”
Outras instruções hão-de ser dadas à criança, para que coloque uma cor sobre outra, incline e abane as páginas, para misturar e obter padrões, adicione branco ou preto. Sempre com uma breve explicação sobre o resultado que vai obtendo. Por exemplo, “o branco torna as cores mais claras” e “o preto escurece-as”. Na contracapa, escreve-se: “É belo e é mágico: é o mundo das cores.” O autor também sugere (e bem): “Agora, é a tua vez de brincar, de observar, de misturar, de descobrir, e sobretudo… diverte-te muito.”
A editora aconselha Mistura as Cores para crianças com mais de três anos. Hervé Tullet tem vários livros publicados em Portugal, entre eles, Pequeno ou Grande?, Aí Vou Eu! (Gatafunho), O Jogo das Luzes e O Jogo das Sombras (Edicare).
Mistura as Cores
Texto e ilustração: Hervé Tullet
Tradução: Helena Romão
Edição: Editorial Presença
58 págs., 10,90€
Não deixem de espreitar aqui.