Integrado na colecção Geniozinhos, este livro tem como propósito assumido alertar para a dislexia. A protagonista, Catarina, começa a sua história elogiando o pai, “a pessoa mais esperta do mundo”.
Mas, quando precisa que ele a ajude a estudar para um teste de Ortografia, descobre que afinal o pai sempre teve dificuldades em escrever correctamente. No entanto, tal não o impediu de se tornar um advogado importante e competente.
Confusa, a menina tenta perceber como foi isso possível e lança-se numa investigação na biblioteca municipal. Aí ficou a conhecer vários “geniozinhos” disléxicos. Dois exemplos: um Nobel da Química em 1952, Archer Martin, e uma cardiologista pediátrica, Helen Tausig, que “foi a primeira professora catedrática da Universidade Johns Hopkins e foi eleita presidente da American Heart Association”.
Catarina pensou logo num dos seus colegas de escola, sempre muito atrapalhado com os trabalhos, e ficou ansiosa por lhe dar a notícia: “Precisa de saber que tem uma mente espantosa e que, um dia, pode conseguir grandes coisas.” O Último a Acabar, A História do Rapaz mais Esperto da Aula de Matemática é o título mais recente desta colecção, “para os alunos brilhantes de todos os tipos, formas e feitios”.
Se És tão Esperto, Porque É Que não Sabes Escrever “Sussurrar”?
Texto: Barbara Esham
Ilustração: Mike e Carl Gordon
Edição Arte Plural Edições
34 págs., 7,70€
(Texto divulgado na edição do Público de 8 de Março, página Crianças.)
Neste site (em inglês), há informação relevante sobre a colecção e também indicação de várias associações de ajuda a crianças com problemas de aprendizagem em diferentes domínios.
Para visitar a editora Arte Plural, venha por aqui.