São livros com heróis mais ou menos apatetados e, neste caso, com um protagonista bastante porcalhão até. Os miúdos divertem-se a lê-los, mas há pais que consideram uma perda de tempo. Talvez não tenham de se preocupar, já que eles depressa saltam para outras histórias mais sérias, completas e limpas… (Mais parecidas com as que os pais lêem, quando lêem.)
João Porcalhão – Lama!
Texto Alan Macdonald
Ilustração David Roberts
Tradução Carlos Grifo Babo
Edição Editorial Presença
96 págs., 5,50€
Depois de alguns livros ilustrados por David Roberts com esta personagem, mas para crianças de idades mais baixas, agora o “porcalhão” do João já se destina a leitores dos sete aos dez anos. A colecção iniciou-se com Minhocas!, este é o segundo título e a seguir vem o volume Beijos! Aqui, em Lama!, contam-se três histórias. Na primeira, o rapaz vê-se obrigado a ser o guarda-redes da equipa da turma. Desajeitado e completamente enlameado, mas satisfeito (“gostava de saber que tal será esquiar na lama”), acaba por não se sair mal de todo. Mas só por acaso. Na segunda história, por mais que se esforce por se manter limpo para o retrato de turma, tudo corre mal. Por último, um acampamento no quintal da sua casa resulta numa noite de sustos, pânico e algumas lambidelas.
Em 2010, João Porcalhão venceu o Prémio das Crianças do Livro de Leicestershire. O autor também escreve para televisão. Esta é uma série de livros divertidos, com imagens tipo cartoon e alguns estereótipos, que sempre surgem em narrativas de ambiente escolar: o menino engomadinho que sabe tudo, a professora exigente e o contínuo severo. Só que aqui é tudo um bocadinho mais sujo. Daí o alerta na contracapa: “Cuidado! Os péssimos hábitos do João podem muito bem pegar-se a ti.”
(Texto divulgado no Público de 9 de Março, na página Crianças.)
Sobre o sucesso de heróis palermas escrevemos há uns tempos.