Lucas Scarpone — Seis Fantasmas e Meio (1.ª parte)
Texto Álvaro Magalhães
Ilustração Carlos J. Campos
Edição Asa
112 págs., 8,50 euros
Tudo se passa no país imaginário Gatália, “em forma de bota” e “rodeado pelo mar”. Qualquer semelhança com Itália (não) é pura coincidência. Aí, vive o protagonista desta série lançada no dia 1 de Outubro. De seu nome Lucas Scarpone, um gato. Escreve, pesca e dorme a sesta. É mesmo o presidente do GAS – Gatos Amigos da Sesta. E tem um dom, se assim se lhe pode chamar: o de conseguir ver fantasmas. Eis o motivo por que acabará por se transformar num agente do CAT — Centro de Actividades Transcendentais. A descoberta de que os seus verdadeiros pais não são quem ele pensava e o acender de uma paixão vão alterar-lhe o destino. Já não pode viver sem Pandora, jornalista da Sexto Sentido, publicação que investiga casos paranormais. “Eles comem dois peixes apaixonados e também se ‘apeixonam’…” A primeira aventura está dividida em duas partes (dois volumes) e trata do seu primeiro caso: “Tem de devolver ao sítio de onde vieram seis fantasmas de gatos que morreram em épocas diferentes, da Idade Média aos nossos dias. E há ainda o gato do espelho, que diz ser só meio-fantasma e lhe vai ocupando a casa.” Álvaro Magalhães continua a imprimir ironia em todos os trabalhos que faz. Independentemente da idade do público a que se dirige, encontramos humor, crítica e elegância narrativa. Nesta série faz-se acompanhar (e bem) por Carlos J. Campos. Uma dupla que já assina em conjunto a colecção de inegável êxito Crónicas do Vampiro Valentim, com vendas na ordem dos cem mil exemplares e traduzida em espanhol e coreano. Prevê-se novo sucesso.
(Texto divulgado no Público de 6 de Outubro de 2012.)
A Flauta Mágica
A Flauta Mágica – espectáculo de 2006/2007 agora em reposição – é a proposta do TIL – Teatro Infantil de Lisboa para a actual temporada. Uma nova versão da ópera homónima de Mozart, com encenação de Fernando Gomes, que conta a história de Tamino e Papageno, dois amigos prontos para deixar a adolescência e entrar na idade da razão e do amor. Maiores de 4.
Teatro Armando Cortez – Casa do Artista (Estrada da Pontinha, 7). Tel.: 217154057; sáb., dom. e feriados às 15h. Até final de Maio (previsto). 3ª às 11h. 4ª a 6ª às 11h e 15h (escolas). Até final de Junho. Bilhetes a 10 e 12 euros (7 para escolas)
(Uma escolha de Helena Melo para a página Crianças.)