Parabéns, Quinta Pedagógica…

… dos Olivais, em Lisboa. Esta foi a escolha de Helena Melo para destacar na página Crianças do Público de sábado. Letra pequena não conseguiu divulgar esta informação mais cedo, mas tem a certeza… de que compraram o jornal!

A Quinta Pedagógica dos Olivais – um espaço municipal onde os visitantes podem entrar em contacto com as realidades próprias do campo, passear pela horta e ver de perto vacas, porcos, burros, cabras, ovelhas ou coelhos – comemora 15 anos e faz a festa com diversas oficinas (A Vida na Quinta, O Ciclo do Pão e O Traje Saloio), jogos tradicionais (das 15h às 18h) e ainda folclore (15h) e fado ao entardecer (18h). A Quinta está aberta de 3ª a 6ª das 9h às 17h30 e aos sábados e domingos das 10h às 17h30 (até às 19h a partir de Maio) e realiza semanalmente oficinas para famílias, horas do conto, entre outras actividades. Mais informações em http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt.

Lisboa Quinta Pedagógica dos Olivais (R. Cidade do Lobito – Olivais Sul). Tel.: 218550930; Hoje das 10h às 18h. Gratuito

Os livros que divulgámos foram estes:

Um livro calmo. Até na descrição dos conflitos. São 15 histórias de grande suavidade e algum mistério. Há um búfalo que dá informações geográficas, um estudante universitário estrangeiro que marca para sempre a família que o acolhe, brinquedos partidos, histórias de avós e de animais de estimação, só para dar alguns exemplos. O autor tem uma variedade de registos de ilustração que surpreende, criando para cada história uma atmosfera que envolve e encanta o leitor. É-se conquistado logo no sumário/índice, em que apresenta cada título com um selo de correio. Lindo. O autor, o australiano Shaun Tan, venceu vários prémios nos últimos anos. Os mais recentes, já em 2011, foram o Óscar para a melhor curta-metragem de animação (filme The Lost Thing) e o prémio internacional Astrid Lindgren Memorial, um dos mais importantes na área da literatura para a infância e juventude. Todos merecidos.

Contos dos Subúrbios
Texto e ilustração Shaun Tan
Tradução Maria Lúcia Lima
Edição Contraponto
96 págs., 16,90 euros

Qualquer animal precisa de uma casa. Umas mais escondidas, outras menos, mas onde se sinta protegido. O lar como uma espécie de esconderijo ou abrigo é do que fala Teresa Maia Gonzalez em Descobri Um Esconderijo! Percorrendo vários habitats, cria poemas inspirados para as crianças, sempre tão interessadas na vida dos animais. “No tronco da árvore velha o esquilo fez seu abrigo/ para dormitar à vontade/ e comer fora de perigo/ a noz ou a avelã/ que encontrou pela manhã”, conta no Tronco, a casa do esquilo. Sobre a aranha dirá, em A Teia: “Ela já nasce a saber /como há-de construir/ a casa onde vai viver!” Rafaello Bergonse ilustra com talento e rigor os animais e os ambientes invocados nos vários textos. Uma dupla que funciona.

Descobri Um Esconderijo!
Texto Maria Teresa Maia Gonzalez
Ilustração Rafaello Bergonse
Edição Editorial Presença
56 págs., 9,90 euros

Segue-se a página completa.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>