A escolha de Helena Melo na página Crianças do Público de hoje vai para um espectáculo baseado numa história escrita por Isabel Minhós Martins e ilustrada por Madalena Matoso.
(Letra pequena há-de voltar ao tema.)
Nesta segunda História Magnética contada por Sérgio Pelágio, um projecto que consiste na composição e interpretação ao vivo de bandas sonoras para histórias infantis, contam-se histórias à volta de cabeleireiros, penteados, confidências, sonhos e frustrações. Porque só compreendendo os cabelos percebemos o que se passa dentro das cabeças: falta de brilho pode indicar falta de música, pontas espigadas a necessidade de falar… Depois do espectáculo, as crianças participam numa oficina para construção de uma história feita de recortes, palavras ou desenhos. Enquanto o Meu Cabelo Crescia é também um livro-CD editado pela Planeta Tangerina. Maiores de 6.
Lisboa Teatro Municipal Maria Matos – Sala de Ensaios (Av. Frei Miguel Contreiras, 52). Tel.: 218438800. Dias 1 a 4 de Fevereiro às 10h. Dia 5 às 16h. Dia 6 às 11h. Bilhetes a 2,50 e 5 euros
As escolhas de livros são as que se seguem.
Há um bicho esquisito que ninguém sabe muito bem o que é. Nem o próprio. Confundem-no com um gato, um macaco, um pombo e até com um leão. “Eu sou um animal estranho. Uma coisa esquisita, com pêlos de cão e cabeça de porco”, apresenta-se a criatura nas primeiras páginas. Contudo, encontrará alguém que não se preocupa em saber com o que se parece. E assim o bicho esquisito descobre o amor. Beatrice Alemagna, que ilustra esta história com imagens em pano, linhas, botões e rendas, é uma autora que impressiona sempre pela simplicidade com que se acerca dos temas. O Meu Amor inaugura uma nova editora no mercado português, Bags of Books. Um bom começo.
O Meu Amor
Texto e ilustração Beatrice Alemagna
Tradução Maria José Sarabando
Edição Bags of Books
32 págs., 15 euros
Ir atrás de um gato pelas ruas de Paris num dia de Primavera é uma bela sugestão. Mais ainda quando esse percurso leva o jovem leitor a conhecer Pablo Picasso et ses amis. E os amigos que se apresentam são: a escritora Gertrude Stein, a sua companheira Alice B. Toklas, o poeta e pintor Max Jacob e ainda Guillaume Apollinaire – o poeta e dramaturgo a quem se atribui a autoria da designação “surrealismo”. Um percurso colorido pela cidade, com um texto vivo e uma ideia original. Tudo começa com um convite para uma tertúlia no n.º27 da rue de Fleurus, morada de Stein. O gato não participará, mas os leitores ficarão a conhecer estes importantes artistas do início do século XX. Revisora de livros para crianças, este é o primeiro livro de Joan Yolleck. Saiu-se bem.
Paris na Primavera com Picasso
Texto Joan Yolleck
Ilustração Marjorie Priceman
Tradução Helena Rodrigues
Edição Gradiva
40 págs., 13 euros
Eis a página completa:
Mais sugestões em indeks.pt.