Sobre o livro Sopa de Letras (de onde retirámos esta ilustração), diz o autor (que escreve as receitas…) João Manuel Ribeiro: “As letras do Alfabeto, vogais e consoantes, temperadas com acentos e com rimas à mistura, são os ingredientes desta Sopa de Letras para aprender a salivar por mais. Bom apetite!”
Obrigada, João. Letra pequena já provou e gostou. Por isso, vem partilhar parte da sopa com todos os gulosos pela língua portuguesa.
“Com a letra A
digo ao alfabeto:
— Cheguei cá!
Com a letra B
brinco e divirto-me:
— bê-á-bá, bá-é-bê!
Com a letra C
cresço e aprendo
como já se vê
(…)
Com a letra U
construo a união
e faço amigos como tu!
(…)
Com a letra Z
Concluo o alfabeto,
bem se vê!”
Para ver os originais das ilustrações do livro (de Anabela Dias), vá até Vila Nova de Gaia, a partir de dia 6, à Livraria dos Velhotes (Rua Gil Eanes, 21. tel. 223 755 226). Mas pode entrar já por aqui. (Tenha a idade que tiver.)
A editora Trinta por Uma Linha vive nesta morada. Se quiser visitar o blogue da ilustradora, siga-nos. (Mas coma a sopa toda.)
Há muito tempo eu não lia textos com este prazer de descoberta e encantamento. Desde que encontrei Letra pequena isto está acontecendo. O poder encantatório tem mãos delicadas, um espírito lúcido e humano e um nome no ecrã: Rita Pimenta.Jorge Finatto, Porto Alegre, Brasil