É Natal, com vinho quente

Deve haver uma altura do ano em que os habitantes de Rothenburg ob der Tauber (algo como Rotemburgo sobre o rio Tauber) se cansam do Natal, mas não é certamente agora!

Rothenburg ob der Tauber - Baviera (Alemanha)Agora, já não são só as lojas da cidade medieval da Baviera alemã que se enchem de artigos natalícios. Agora, começou o mercado de Natal, os enormes abetos espalhados pela cidade estão enfeitados, o vinho quente (branco, como é tradicional nesta zona) fumega em canecas azuis e a época das festas está oficialmente aberta.

Além disso, não nevou ainda mas faz um frio de rachar e não sei se amanhã, quando abrir a janela, não haverá já um  casaco branco a envolver a cidade.

Rothenburg ob der Tauber - Baviera (Alemanha)Já aconteceu muita coisa, mas não se vai desvendar tudo por agora. Por isso, voltemos ao vinho quente, ao glühwein, que parece andar nas mãos de todos.

A Baviera pode ser terra de cerveja, mas esta Rothenburg é área de vinho. Percebe-se. Quentinho, ele faz esquecer o frio mais depressa. Mas os habitantes não se limitam a consumir o vinho branco sob a forma de glühwein.

Descobrimos que, por estes lados, consome-se sopa de vinho e há um doce de vinho. Demasiado? Em Rothenburg acham que não.

A verdade é que este vinho não é para todos. O sabor é forte e o cheiro adocicado do vinho aquecido sobrepõe-se ao de qualquer outro. Parece pairar sobre o mercado. Mas que, ainda que momentaneamente, parece afastar um pouco o frio, lá isso parece. E desde que as luzes fixas do abeto gigante na praça não comecem a querer dançar, não há problema.

fotografia 2 (1)O Natal, que nunca abandona completamente a cidade, ou não tivesse ela um Museu do Natal e uma das lojas mais famosas de decorações da época, a Käthe Wohlfahrt (aberta todo o ano), está instalado em cada canto.

Deixamos a caneca azul do glühwein meio cheia e vamos ver o Pai Natal, que acabou de chegar. E depois procurar um sítio quente, porque o vinho arrefece depressa em contacto com o ar gelado e o Natal, afinal, não está só ao ar livre.

 

Patrícia Carvalho viaja a convite do Turismo da Alemanha

 

Esta entrada foi publicada em Alemanha com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2014/12/04/e-natal-com-vinho-quente/" title="Endereço para É Natal, com vinho quente" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>