Hoje a Corunha está azul e branca

Da Torre de Hércules, o farol romano que é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento, ao Parque do Monte de San Pedro, antigo recinto militar transformado em zona de lazer (com canhões como instalações e bunkers transformados em parques infantis), são uns poucos quilómetros de passeio marítimo a abraçar a baía da Corunha, onde se sucedem as praias de Riazor, del Órzán, del Matadero e de las Amorosas.

Mas este final de tarde, passeio marítimo é invadido por outros tons de azul: o Deportivo de La Coruña, o Depor, joga, daqui a duas horas, a permanência na primeira divisão de futebol contra a Real Sociedad e os adeptos cortam a avenida que desemboca no estádio de Riazor. A cidade está em febre futebolística, desde o mercado de Santa Lucia até à fachada do Palácio de Congressos, junto ao terminal marítimo, a ostentar a faixa: “Forza Depor”. Nós, que até nos cruzamos no hotel com a equipa da Real Sociedad e a escolta policial que a esperava, preparamo-nos para ver ‘el partido’ pela televisão: os bilhetes estão esgotadíssimos.

Nós também estamos esgotados, confessamos, depois de termos subido 299 degraus na Torres de Hércules com Mil Espane, neto de Breogán e pai dos celtas, alguns menos para “entrar” no avião que trouxe a Guernica de volta a Espanha (no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia) depois do seu exílio nova-iorquino, bastantes menos até ao segundo andar que foi casa de Picasso e agora é museu… No entanto, esperamos para ver o que vem aí: se o Depor ganhar, há festa, dizem-nos, se perder…

P.S. A festa foi azul, mas celeste, e fez-se uns quilómetros para sul, na Galiza. O Depor acabou por perder e descer de divisão. Salvou-se o Celta de Vigo.

__
Andreia Marques Pereira (texto) e Sérgio Azenha (fotos) viajam a convite da TAP e Turismo da Corunha

Esta entrada foi publicada em Espanha com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2013/06/01/hoje-a-corunha-esta-azul-e-branca/" title="Endereço para Hoje a Corunha está azul e branca" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>