De Lisboa a Génova em modo Preziosa: Cádis, entre formigas e cigarras

DSC_4420

É um colosso. De tal maneira que, ao passar sob a Ponte 25 de Abril, à saída de Lisboa, o Preziosa – o novinho, a estrear, navio-cruzeiro da MSC da classe Fantasia (a mesma dos Splendida e Divina) – deixou muitos passageiros com a sensação de que, mais um bocadinho, e tocava na estrutura de ferro que liga as duas margens do Tejo.

Totalmente diferente de Cádis, o nosso primeiro poiso, um porto de portas abertas para o oceano. Não saímos do navio às primeiras horas da manhã. Antes outros afazeres: espreitar os bastidores por onde mais de um milhar de pessoas (a tripulação total é de 1390) se movimentam, qual carreirinhos de formigas, permitindo que quem segue nos decks acima navegue entre luxos e mordomias várias.

DSC_4466É domingo e Cádis vive um prazenteiro e calmo fim de manhã, aquecido pelo sol que, mesmo depois de todas as agoirentas previsões meteorológicas, não desanimou. Ao longo do cais, pescadores de fim-de-semana, turistas, a maioria que reencontraremos mais tarde no jantar ou numa animada aula de samba (de salão, note-se), e residentes – muitos – em domingueiras caminhadas que se vão embrenhando pelas compridas mas estreitas ruas. Já as lojas estão fechadas. É dia de descanso. Por isso, pela rua uma feira de velharias enche a calçada, obrigando-nos a parar aqui e ali ao sabor da maré, aqui de gente, apreciando desde máquinas de escrever do fim dos 1980 até sapatos usados e gastos.

Decidimos fugir pelas tais ruas estreitinhas. À falta de lojas e comércio a marcar o ritmo da cidade, encontramos algumas casas de tapas onde paramos para uma caña ou centro de souvenirs made in China onde um letreiro gigantesco diz “(casi) TODO A 1€”. Confirmámos. É “casi nada”. Mais à frente outra loja de recuerdos, entre os quais uns improvisados e muito caseiros postais de Francisco I. Afinal, a Páscoa está ao virar da esquina e nada pode falhar.

A Fugas viaja a convite da MSC

DSC_4496

DSC_4481

DSC_4472

DSC_4493

DSC_4487

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>