Alpes italianos II: Trabalho árduo para os aprendizes do esqui

A previsão do tempo garantia que ia nevar esta terça-feira. Mas, sem surpresa, enganou-nos. Está frio. Bastante frio, mas o céu amanheceu azul e soalheiro. Pouco depois das 9h30 já trabalhávamos arduamente nas pistas de esqui. E não pensem que estamos a ironizar. Trabalha-se mesmo e para os aprendizes, como nós, esta fase é dura. Os pés incham e doem. E, apesar de o bichinho chamar para a montanha, descansar no Club Med de Pragelato, onde se pode, por exemplo, relaxar na piscina aquecida do spa, parecia-me uma belíssima opção.

Como é o nosso último dia da neve, combinei voltar à tarde para tentar fazer a minha primeira pista do início ao fim. Contudo, o acaso trocou-me as voltas. Ontem, um breve contacto com um jornalista holandês alertou-nos para o interesse histórico e cultural de Pragelato, um concelho montanhoso a 90 quilómetros de Turim e muito perto da fronteira francesa.

Só para vos abrir o apetite, posso dizer-vos que as várias povoações serranas de Pragelato foram durante quatro séculos independentes de Itália, fazendo parte de uma congregação de cinco Estados alpinos separados também da França. Com a ajuda do Club Med, lá conseguimos organizar uma visita ao concelho. Ainda não sei bem o que vamos ver, mas pelo que cheirei no Turismo de Pragelato, na Internet, a visita promete. Mais logo poderei contar mais. Até já.

___
#dro ski 6
___
Mariana Oliveira (texto) e Daniel Rocha (fotos) viajaram a convite do Club Med, ENIT – Agência Nacional de Turismo, Turismo de Turim e TAP

Esta entrada foi publicada em Itália com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2013/03/13/alpes-italianos-ii-trabalho-arduo-para-os-aprendizes-do-esqui/" title="Endereço para Alpes italianos II: Trabalho árduo para os aprendizes do esqui" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>