Um país com baguetes e kanaks

Quando chegamos à capital da Nova Caledónia, Nouméa, parecia que tínhamos chegado à Europa, de tão francesa que é aquela cidade. E que bem que cheiravam e que sabiam aquelas baguetes acabadinhas de fazer! No Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, o heroi nacional Jean-Marie Tjibaou, que reconciliou o povo kanak com a administração francesa, ficamos curiosos em perceber melhor como conviviam estas duas culturas tão diferentes.

Dirigimo-nos ao norte da Grande Terre pela costa ocidental da ilha, caminhando devagar, e acampando primeiro na mais pequena comunidade da ilha, a vila de Farino, de onde fomos até La Foa para assistir à sessão inaugural do Festival Internacional de Cinéma – a Pikitim adorou conhecer Hugo Cabret pelo olhar de Scorsese, e não arredou pé apesar do francês (que não percebe) e da chuva que nos molhou de vez em quando. Só depois de atravessar a ilha para a costa leste é que sentimos que estávamos a chegar a uma ilha de clima tropical, e começamos a ver mais kanaks na estrada. Como se a Grande Terre fosse francesa a ocidente, e kanak a oriente.

Durante a noite que passamos no seio da tribo Tiedanite, a aldeia de origem de Tjibaou, em Hienghène percebemos que há tradições milenares que são para manter, por mais europeu que possa parecer o território.  {ler mais}

___

Siga na revista Fugas os resu­mos sema­nais da via­gem em famí­lia de Filipe Morato Gomes (jor­na­lista e fotó­grafo de via­gens, edi­tor do site  Alma de Via­jante), Luísa Pinto (jor­na­lista) e da filha, Inês (a Piki­tim, pequena grande via­jante de cinco anos). A via­gem come­çou em Janeiro e o trio con­ti­nua a dar a volta ao mundo. Publi­cam sema­nal­mente na Fugas um artigo e actu­a­li­zam dia­ri­a­mente — com tex­tos, fotos e vídeos o Diá­rio da Piki­tim (Site | Face­book | Twit­ter)

Esta entrada foi publicada em Nova Caledónia com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2012/08/11/um-pais-com-baguetes-e-kanaks/" title="Endereço para Um país com baguetes e kanaks" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>