Acordar nos Alpes

Afastam-se as cortinas e o horizonte é recortado pelas montanhas, em geral já primaveris mas, aqui e ali, ainda com farrapos de neve. Para completar a imagem de postal ilustrado que se quer,  lá estão os topos  sublinhados a branco e subindo a neve até às nuvens. Abrem-se os olhos para a manhã e não há espaço para dúvidas: há algo de elevado em ir acordando assim. Estamos em Valmorel, na Savóia, na região francesa de Rhônes-Alpes, e aquelas são elevações da cadeia montanhosa da Tarentaise.

Primeiros dias de Primavera e, até onde a vista alcança, vemos ainda os retoques de branco, as vilazinhas a aninharem-se nos seus recantos mais protegidos, a manterem ainda o estilo-chalé que lhes é característico. A neve vai desaparecendo aos poucos, aqui e ali com sinais do degelo. O que, no nosso caso, até nos oferece um efeito especial privativo: chove continuamente na varanda do quarto. Uma chuvinha vinda dos telhados que cria um ambiente curioso. É que a única chuva que existe, quilómetros em redor, é mesmo apenas a desta cortina de água fria – que aliás já nos embalou os sonhos. Para lá dela, não há chuva que se veja. Há céu limpo e, aqui de lado, vem a subir um prometedor sol.

Não se pense, porém, que a neve desapareceu toda e não chega para outra das experiências do nosso programa de viagem. Estamos praticamente a dormir no meio das pistas da estância de Valmorel, para onde saímos directamente do novíssimo Club Med onde estamos instalados. Estão artilhadas de manto branco, natural e com bênção do artificial também, como acontece por todo o lado. Mesmo em princípio da Primavera, os esquiadores e snowboarders não param de deslizar pelas colinas (a temporada só termina daqui a cerca de um mês). Já nós, temos direito a participar em uma primeira lição de esqui. Normalmente, é diversão garantida. Diversão e, até, uma ou outra dor, que aprender dói sempre. E, claro, muito suor. Esperemos é que não haja nem sangue nem lágrimas…

___
Luís J. San­tos (texto) e Dário Cruz (fotos) via­jam a con­vite do Club Med e da TAP

Esta entrada foi publicada em França com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2012/03/26/acordar-nos-alpes/" title="Endereço para Acordar nos Alpes" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>