Anões anti-comunistas em Wroclaw

De viagem pela região das termas na República Checa, há um par de anos atrás, não pude deixar de reparar na enorme quantidade de anões coloridos à venda à beira da estrada. Asseguram-me, no entanto, que os checos odeiam esse tipo de esculturas de jardim, mas que as suas termas são um dos destinos mais procurados e inclusive um ponto de passagem comum para os alemães que vão a Praga de carro.

Agora em Wroclaw, no sudoeste da Polónia, também me fartei de encontrar esculturas de homens pequeninos. Desta feita, estatuetas de gnomos espalhadas por todo o centro histórico da capital da Baixa Silésia. Não será de admirar, uma vez que a cidade tem um passado mais alemão que polaco e hoje ainda é conhecida pelo antigo nome alemão de Breslau. Mas, aqui, os anões místicos têm outra conotação e são mesmo estimados pela população polaca de leste que assentou arraiais na cidade quando os russos expulsaram os alemães no final da Segunda Guerra Mundial.

No início dos anos 80, um grupo de estudantes de arte, conhecido como Laranja Alternativa, começou a pintar anões sempre que a polícia comunista apagava das paredes qualquer peça de arte ou slogan anti-regime. Depressa os anões se multiplicaram por Wroclaw, e por outras cidades polacas, ganhando estatuto de símbolo de resistência pelo absurdo. As primeiras esculturas só surgiram em 2001, como tributo à história de protesto da Laranja Alternativa, mas tornaram-se tão populares que os comerciantes locais passaram a encomendar versões próprias, alusivas aos seus ramos de negócio.

Hoje, já se lhes perdeu a conta, mas estima-se que haja no mínimo 180 dessas estatuetas espalhadas pelo centro histórico e há mesmo visitas guiadas à descoberta dos gnomos de Wroclaw. No final, fica a sensação de que estes anões pós-comunistas, se calhar, não são assim tão diferentes dos outros que servem para enfeitar quintais.

___
Luís Maio (textos e fotos) viaja na Polónia a convite da TAP e do Turismo da Polónia

3 comentários a Anões anti-comunistas em Wroclaw

  1. I’m fascinated by the gnomos placed in streets around the historical circle of Wroclaw. Could anyone HELP me find the name or address of a shop from where I could order one? Maybe a souvenir shop? I live in Portugal and I would of course assume the responsability of paying the shipping expenses. PLEASE contact me by emai.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>