A caixa que dá cultura

Para quem quer poupar no orçamento sem poupar na cultura, há sempre um destino certo em Barcelona: a CaixaForum, um dos centros de artes financiados pelo banco La Caixa. Não só o acesso às exposições é gratuito como, regra geral, tem sempre uma programação muito respeitável. Ainda por cima, fica aos pés da montanha Montjuic, a dois passos da Fira de Barcelona (a FIL local, digamos), do Museu Nacional d’Art de Catalyuna, do pavilhão (também das artes) Mies van der Rohe ou da Font Màgica (a fonte que dá espectáculos de água e música aos finais de tarde – por estes dias à sexta e sábado).

Nem só pelas expos vale a pena visitar a CaixaForum: o complexo é um belo resultado da recuperação e intervenção de arquitectura contemporânea numa antiga fábrica têxtil de traço modernista (a Casaramona), desenhado por um arquitecto fulcral da cidade condal, Puig i Cadafalch.

Por estes dias, tivemos direito a uma surpreendente exposição sobre “Os ballets russos de Diaghilev, 1909-1929” – mostra de impacto até pela disposição expositiva, que nos obriga, entre espaços em semipenumbra, a um passeio musical e quase que se diria coreografado por entre cenários, figurinos, multimédia, projecções de bailados. Quem quiser viver a experiência, pode fazê-lo até Janeiro (também há concertos). Noutra parte da Caixa, “Retrats de la Belle Époque” –  retratos assinado por muitos mestres (Manet, Munch, Oppenheimer, o catalão Casas, Schiele e o ‘deus’ Toulouse-Lautrec – com direito a salinha especial) – neste caso, a mostra termina domingo, portanto nem nos alongamos na sugestão. Para quem se interessa por arquitectura e urbanismo, outro conselho: até Janeiro, uma mostra sobre os trabalhos do arquitecto Sagnier i Villavecchia (outra figura da Barcelona moderna, que assinou dezenas de projectos, incluindo o Tibidabo ou o Palácio da Justiça) – a expo leva-nos a viajar até à origem da Barcelona que hoje vivemos. O espaço oferece ainda Media Art, a história da própria fábrica e uma programação cultural dinâmica, incluindo destinada aos mais novos.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>