Do karaoke no muro ao concerto no bar-loja-de-tatuagens

Um exemplo de um dia multifacetado em Berlim: comecei a tarde em Prenzlauer Berg no Prater, um jardim (biergarten, sobretudo com cerveja e grelhados), escondido atrás da Kastanienallee e anunciado por letras feitas em lantejoulas gigantes que fazem barulho como espanta-espíritos, se por acaso soprar algum vento.
Pouco depois passei no Mauerpark, já não para a feira da ladra de domingo, mas para ver o popular karaoke. Ao entrar no parque começa-se a ouvir, ao longe, ovações tipo estádio, e ao chegar mais perto percebe-se: é o barulho de centenas de pessoas – talvez umas duas mil? – a incentivar quem tem coragem de cantar para tão grande audiência. É incrível a quantidade de gente, e os aplausos mesmo para quem canta muito mal e, durante um bocadinho, é muito divertido ficar a ver o karaoke.
Depois mudei radicalmente de cenário para um concerto dedicado aos “grandes mestres russos” (Borodin, Tchaikovski, Mussorgski) na Philharmonie, perto da Potsdamer Platz, uma Berlim que acho um pouco americanizada com a sua grande escala, o centro Sony e restaurante Vapiano (uma cadeia que tinha conhecido em Washington mas que, descobri agora, é alemã). Ainda voltei a ir para outra Berlim diferente, jantar num vietnamita supercool (ou devo dizer übercool?), o Mamay na Schönhauserallee (encontrado por acaso, já aqui tinha falado no grande número de vietmanitas em Berlim) e finalmente acabei o dia de novo em Prenzlauer Berg no White Trash, um restaurante/bar/clube/loja de tatuagens (sim, loja de tatuagens) a ver a banda de Kid Congo Powers (ex-Cramps, Gun Club e Bad Seeds) que fez a festa num concerto inesperado (estava anunciado só um DJ set).


Prater (biergarten) Kastanienallee 7-9, metro U2, Eberswalder strasse
Karaoke no Mauerpark, domingos, das 15h às 18h, tram (eléctrico) M10, metro Eberswalder Strasse
Philharmonie, Herbert von Karajan Str. 1 metro U2 ou S-Bahn Potsdamer Platz
Mamay,Schönhauser Allee 61 metro U2 Eberswalder strasse
White Trash, Schönhauser Allee 6-7, metro U2 Rosa-Luxemburg-Platz

Esta entrada foi publicada em Berlim com os tópicos , , , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2011/04/26/do-karaoke-no-muro-ao-concerto-no-bar-loja-de-tatuagens/" title="Endereço para Do karaoke no muro ao concerto no bar-loja-de-tatuagens" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>