Nicole Kidman como Grace do Monaco é uma promessa de petit scandale sazonal. Os Dardenne, Egoyan, Mike Leigh, Ken Loach ou Cronenberg são os suspeitos de costume. A coisa que apetece agora é Abel Ferrara e Dominique Strauss-Kahn. Por Vasco Câmara, em Cannes
“Vous savez qui je suis?” Dominique Strauss-Kahn, antigo director do FMI acusado em Maio de 2011 de violar uma empregada de um hotel nova-iorquino? Não é ele a personagem por trás de Mr. Deveraux em Welcome to New York, de Abel Ferrara?
Quem quer que seja, é uma personagem de Abel Ferrara: está em queda. Dominique Strauss-Kahn é de Abel Ferrara. “Um homem que lida com mil milhões de dólares por dia, que controla o destino económico das nações, um homem que sonhou salvar o mundo mas não pode salvar-se a si mesmo”, segundo a sinopse. O trailer de Welcome to New York, que termina com a voz de Gerard Depardieu/Mr. Deveraux (“Vous savez qui je suis?”), esclarece de início: “Este filme é inspirado num processo judicial, que teve as suas fases públicas filmadas, retransmitidas e comentadas pelos media de todo o mundo, mas as personagens do filme e as sequências que os representam na sua vida privada são ficção.”
Continuar a ler no PÚBLICO