Tudo Menos Economia

Por

Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral

António Bagão Félix

29 de Março de 2015, 19:41

Por

Armando Sevinate Pinto

sevinate_pintoDizia Montaigne que “não nos tornamos diferentes por morrer”. E acrescentava: “interpreto sempre a morte segundo a vida”.

Armando Sevinate Pinto partiu, mas é sobre a sua vida que escrevo estas breves e sentidas linhas.

Sevinate Pinto era uma pessoa de bem. Com carácter exemplar, com profundo sentido personalista, com elevada dimensão profissional, cívica e ética. De uma formação humana inabalável, de uma bonomia inteligente, de uma simplicidade transbordante, sempre colocou essas qualidades ao serviço do rigor e mestria profissionais, do bem comum, do genuíno e desinteressado sentido de serviço público, da amizade generosa e sincera.

Era um espírito aberto e inteligentemente reformador. Frontal, sincero, afável, entusiástico, conciliador, com sentido de humor, foi sempre um homem respeitado. Respeitador da diferença, nunca erguia muros mas procurava pontes.

Fomos colegas no exercício de funções ministeriais. Sevinate Pinto fez sempre da fortaleza intelectual e moral a base da sua autoridade pelo exemplo e não pelo mero exercício formal do poder.

Preferiu sempre a substância e a essência à circunstância e ao modo. Com a força da palavra certa, a elegância de estilo, o vigor do carácter, a força da persistência, a autenticidade contagiante.

Em suma, uma pessoa superior por tudo o que já referi, mas sobretudo porque a sua exigência para com os outros era sempre precedida da exigência para consigo mesmo.

Através da memória e do respeito nos fica, para sempre, o seu exemplo, a sua dignidade, o seu ensinamento, a sua presença.

Comentários

  1. O nosso colega Armando era assim. Homem com as qualidades dum Homem superior. Deixa-me muita tristeza a sua partida mas fico com as recordações dos momentos de convivio e da nossa cumplicidade profissional. Para a sua familia e , permitam-me, para o meu antigo dirigente( mas nunca esquecido)Eng Guerreiro Santos que perdeu um amigo-irmão ,um abraço de pesar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tópicos

Pesquisa

Arquivo