O New York Times está a experimentar uma versão alternativa da página principal, chamada Times Extra, que integra links para vários outros sites – blogues e concorrência incluídos. Estas ligações surgem abaixo de cada artigo e apresentam conteúdo relacionado.
A funcionalidade está muito bem integrada: basta um clique num botão da primeira página para alternar entre a página convencional e a página com os links extra. E as ligações para outros sites estão a verde, cor que não existe no resto do NY Times e que identifica bem quais os conteúdos que não são produzidos pelo jornal.
Já há algum tempo que muitos gurus dos novos media defendem que os jornais devem criar mais links, sem receios de afastar a audiência (aqui, aqui e aqui, por exemplo). Afinal, o Google é um dos sites mais bem sucedidos sites do mundo e o que faz é precisamente remeter para outros sites. E também está provado o sucesso de sites que essencialmente agregam apenas links para outras páginas.
Ao integrar estes links extra, o NY Times está a acrescentar valor à sua página de entrada – e a um custo praticamente nulo (só o investimento necessário para desenvolver a funcionalidade).
O que o NY Times percebeu é que, na Web, nenhum órgão pode querer ser o recurso único de informação dos leitores (uma lógica que ainda subsiste nos jornais em papel). Os leitores vão querer consultar outros sites, independentemente do NY Times criar links para eles ou não – por isso, mais vale ajudar a satisfazer essa necessidade.
Para os leitores que queiram aprofundar um assunto, o jornal poupa-lhes agora o trabalho de utilizar um motor de busca. E outros poderão bem encontrar aqui um substituto de serviços como o Google News. Na essência, o NY Times acaba por cumprir melhor a missão de informar e por oferecer uma funcionalidade que provavelmente atrairá ainda mais leitores.
Este não é, aliás, terreno novo para o NY Times: o jornal já tem o seu próprio agregador de conteúdos e aquilo a que chama NY Times anotado. A novidade está em colocar este tipo de funcionalidades, até aqui num recanto relativamente obscuro, no espaço nobre da primeira página.