Biblioteca digital europeia arranca mal

A União Europeia lançou quarta-feira a Europeana, um projecto descrito como uma biblioteca digital, mas que é, na verdade, um motor de busca para os sites de instituições culturais dos 27 Estados-membros.

A ideia surgiu em 2005, com o objectivo oficial de facilitar o acesso à cultura europeia. Mas uma das preocupações por trás da Europeana sempre foi uma suposta “americanização” da Web, a que se associa a hegemonia da pesquisa do Google.

O orgulho francês é particularmente sensível a este assunto. Não por acaso a França foi um dos grandes impulsionadores do projecto e mais de metade de todos os conteúdos indexados por esta “biblioteca” são de origem francesa (PDF). Portugal contribui, através da Biblioteca Nacional, com dez mil obras digitalizadas.

O projecto está bem concebido e será útil (à melhor maneira da Web 2.0, há até planos para criar uma área onde qualquer utilizador possa colocar digitalizações das suas colecções pessoais). Já como cruzada contra uma eventual “americanização” da Web, é absolutamente irrelevante e não conseguirá fazer nada para aliviar o que parece ser o desconforto francês: a lingua franca da Internet continuará a ser o inglês e, por várias razões, boa parte dos conteúdos (pelo menos, boa parte dos que podem ser compreendidos pelo mundo ocidental) continuarão a provir dos EUA.

Seja como for, a Europeana arranca muito mal: dois dias depois de ser lançada em fase experimental, não aguentou o número de acessos, lê-se hoje na página de entrada do site. O regresso está previsto para meados de Dezembro.

Esta entrada foi publicada em Web com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/11/21/biblioteca-digital-europeia-arranca-mal/" title="Endereço para Biblioteca digital europeia arranca mal" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>