Publicidade no sites noticiosos está a cair

As receitas que os jornais americanos conseguem com publicidade na Internet está a cair – e, neste campo, o que acontece nos EUA acaba por acontecer no resto do mundo.

O fenómeno não surpreende e é explicado por vários factores, a começar pelos preços relativamente baixos dos anúncios online e pela grande concorrência: dos portais, das gigantescas redes sociais, dos sites de classificados (área onde os jornais, que dominavam o mercado no tempo do papel, não entraram a tempo).

O futuro do jornalismo passa pela Internet. Mas já se começa a perceber que a publicidade online não vai compensar a perda de receitas das edições impressas.

O cenário é simples: Os leitores migram para o online, a circulação dos jornais impressos cai (e com ela as receitas publicitárias e de vendas), o modelo de subscrição na Internet não funciona e a publicidade online não é suficientemente rentável.

O problema, esse, é tão complexo que alguns dos grandes pensadores do jornalismo têm-se debruçado sobre o assunto sem apontar solução. A este ritmo, uma coisa é certa: os jornais terão a curto prazo um problema sério de modelo de negócio.

Esta entrada foi publicada em Negócios, Web com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/10/14/publicidade-no-sites-noticiosos-esta-a-cair/" title="Endereço para Publicidade no sites noticiosos está a cair" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>