O computador de 12 dólares

NESNicholas Negroponte, professor no prestigiado MIT, anda há mais de três anos (e com pouco sucesso) a tentar criar e vender um computador de 100 dólares, destinado a crianças de países em desenvolvimento.

Agora, um grupo de informáticos reunidos num evento do mesmo MIT pode fazer com que os esforços de Negroponte pareçam ridículos. O objectivo é criar um computador a partir de uma espécie de consola, que é vendida nas ruas da Índia a preços que rondam os 12 dólares (cerca de oito euros).

Na verdade, o “portátil de 100 dólares” e este computador (caso venha a ser produzido) serão produtos muito diferentes – mas, ainda assim, poderão ser concorrentes em alguns mercados.

A ideia do “computador de 12 dólares” surgiu quando um dos elementos do grupo comprou na Índia uma imitação de uma popular e antiga consola de jogos da Nintendo. O dispositivo tem de ser ligado à televisão e inclui, para além de jogos, aplicações como um processador de texto e um programa para compor música.

O desafio é agora acrescentar ligação à Internet e outras funcionalidades típicas de um computador pessoal, mantendo o preço muito reduzido.

Esta entrada foi publicada em Futuro, Hardware com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/08/07/o-computador-de-12-dolares/" title="Endereço para O computador de 12 dólares" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>