Redes sociais causam problemas de identidade?

Um psiquiatra britânico alerta que o uso de redes sociais online – como o Facebook, o MySpace ou o Hi5 – pode causar problemas de identidade nos jovens e uma desvalorização da identidade offline (o perito usa a expressão “identidades no mundo real”, mas a Internet, e tudo que se passa online, faz parte integrante do mundo real).

O psiquiatra nota, contudo, que há factores positivos nas redes online (como a socialização independentemente de raça ou situação económica).

Por fim, um outro especialista citado pela BBC admite poder haver riscos decorrentes de um uso exagerado deste tipo de sites, mas sublinha ser importante colocar a questão em perspectiva e lembrar que todas gerações experimentam a realidade (e, logo, a forma de socialização) de forma diferente das gerações anteriores.

Esta entrada foi publicada em Web com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/07/08/redes-sociais-causam-problemas-de-identidade/" title="Endereço para Redes sociais causam problemas de identidade?" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a Redes sociais causam problemas de identidade?

  1. Os danos psicológicos que o hi5 e afins podem provocar estão perfeitamente visíveis nas escolhas estéticas que muitos utilizadores fazem para a sua pagina pessoal, e ainda na sua ExXkrIHtahh!

    E já agora, ao blogger: não será desadequado reivindicar “tudo o que se passa online” como “parte integrante do mundo real”? Ainda por cima referindo-nos às redes sociais. Está bem que o hi5 é real, mas muitas entradas/”amigos” estão num mundo completamente paralelo.

    Cumprimentos, e boa sorte com este blog.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>