Google forçada a dar à Viacom dados dos utilizadores do YouTube

O processo entre a Google e a Viacom (proprietária, entre outros, da MTV e Comedy Central) por causa de infracção de direitos de autor no YouTube já dura há mais de um ano.

Agora, um tribunal decidiu que a Google, dona do YouTube, deverá entregar à Viacom dados como o nome de utilizador, endereço de IP e conteúdos visualizados pelos cibernautas. A Viacom assegura que esta informação será usada para provar que os conteúdos dos seus canais foram colocados online e visualizados várias vezes – os dados não servirão para qualquer acção contra os utilizadores e serão tratados com sigilo, já sublinhou a empresa.

A decisão da justiça despertou objecções acesas de muitos defensores da privacidade, mas este não parece ser caso para grandes alarmes: não é fácil identificar a pessoa por trás de um endereço de IP, nem a Viacom tem qualquer interesse em fazê-lo, pois o que pretende é uma indemnização multimilionária da Google e não perseguir pequenos piratas.

Ainda assim, é razoável presumir a existência de milhares de utilizadores que nunca usaram o YouTube para aceder a conteúdos da Viacom. E estes poderão ficar com a desagradável sensação de ver a sua privacidade mitigada sem terem nada a ver com o assunto.

Esta entrada foi publicada em Web com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/07/04/google-forcada-a-dar-a-viacom-dados-dos-utilizadores-do-youtube/" title="Endereço para Google forçada a dar à Viacom dados dos utilizadores do YouTube" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>