A 18 de Junho de 2007, Jerry Yang, o mais conhecido fundador do Yahoo, tornou-se chief executive officer. Yang sempre se manteve próximo da administração da empresa que ajudou a criar enquanto estava a tirar um doutoramento. Esta foi, contudo, a primeira vez (pelo menos, desde que o Yahoo se tornou uma empresa madura) que assumiu o papel principal.
Yang tornou-se CEO num Yahoo já em crise, substituindo Terry Semel, um executivo experiente, que exercia o cargo desde 2001, mas com o qual os accionistas estavam descontentes – e que falhou as negociações com Larry Page e Sergey Brin quando o Google esteve perto de ser comprado pelo que – à luz do que se sabe hoje – teria sido uma bagatela.
Para uns, Yang era demasiado inexperiente no mundo da gestão para assumir o cargo. Para outros, tinha o espírito de Silicon Valley (Semel vinha do mundo dos media), a juventude (Yang tinha então 38 anos; Semel tinha 64) e a visão necessários para dar novo fôlego ao portal.
O ano que passou, contudo, não foi fácil para o co-fundador e agora CEO do Yahoo. Resistiu à OPA da Microsoft (cujas repercussões ainda se fazem sentir), mas não parece ter apontado a empresa para um futuro risonho.
O recurso aos serviços do Google para a publicidade associada à pesquisa online (anunciado recentemente) poderá ser uma panaceia a curto prazo, mas provavelmente acaba por deixar o Yahoo refém (ou perto disso) do rival.
E, se os milhões de utilizadores diários e fiéis dão ao Yahoo a inércia para não cair subitamente, é também a dimensão do portal e dos serviços da empresa que lhe retiram parcialmente a necessária capacidade de se renovar.
Para os interessados, recupero uma pequena biografia de Yang, publicada no Público há uns meses, e uma cronologia da empresa que este fundou.
Jerry Yang
Jerry Yang nasceu a 6 de Novembro de 1968, em Taipé, capital de Taiwan.
Aos 10 anos mudou-se com a família para a Califórnia, nos EUA. Depois de ter frequentado o liceu, entrou para a prestigiada Universidade de Stanford, situada no grande pólo tecnológico que é Silicon Valley (a mesma universidade onde, não muitos anos depois do lançamento do Yahoo, iria nascer a Google).
Depois de ter tirado o curso de engenharia electrónica, Yang lanço-use num programa de doutoramento, que nunca chegou a terminar (embora tenha tirado uma licença para trabalhar no Yahoo e, portanto, ainda possa, em teoria, retomar os estudos).
É mais conhecido do que o outro co-fundador do Yahoo, David Filo. Muito provavelmente, porque tem tido um papel mais visível na gestão da companhia que fundou em 1995, quando tinha ainda 26 anos, ao passo que Filo se dedica a questões mais técnicas.
O salário de Yang na empresa é de um dólar por ano; o valor não é incomum entre os magnatas de Silicon Valley, que, por norma, recebem anualmente generosos bónus. De acordo com a Forbes, está entre as 500 pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de 1500 milhões de euros. Filo aparece mais à frente na lista, ainda no top 400, com 1700 milhões.
Segundo a revista, ambos continuam a viajar de avião em classe económica.
Em Junho de 2007, substituiu o mais experiente Terry Semel como presidente executivo do Yahoo.
Cronologia
O princípio
Fevereiro 1994
Então estudantes de doutoramento em Harvard, Jerry Yang e David Filo começaM a publicar online uma lista de sites que consideravam de interesse. Chamava-se “O guia do Jerry para a World Wide Web”.
Depressa passaram a dedicar mais tempo ao projecto do que ao doutoramento.
Abril 1994
A lista de sites cresceu ao ponto de ser necessário organizá-las em categorias e subcategorias, dando origem à estrutura de directório.
Jang e Filo adoptam o nome Yahoo e o site passa a estar alojado em akebono.stanford.edu/yahoo (Akebono era o nome de um lutador de sumo).
Outono 1994
O Yahoo cresceu rapidamente e atinge os 100 mil utilizadores e o primeiro milhão de visitas. Os dois estudantes percebem que há potencial de negócio.
Março 1995
O Yahoo torna-se uma empresa.
Abril 1995
A Sequoia Capital (que, entre outros nomes sonantes, financiou a Apple) investe quase dois milhões de dólares no site. Como a marca Yahoo já estava registada, Yang e Filo tiveram que lhe acrescentar um ponto de exclamação.
Abril 1996
O Yahoo lança uma bem sucedida oferta pública de venda. A empresa tinha então 49 funcionários e tinha conseguido mais capital de risco (entre os investidores da segunda ronda estava a Reuters).
Os anos dourados
Março de 1997
A empresa compra o serviço Rocketmail e transforma-o no Yahoo Mail. O e-mail sempre foi um dos grandes trunfos do site, capaz de assegurar a permanência de milhões de utilizadores. Nesta altura, o site tinha evoluído para um portal, nos moldes típicos da segunda metade da década de 90: várias funcionalidades, que pretendiam dar ao cibernauta tudo o que ele precisava dentro sem sair do ecossistema Yahoo.
Janeiro 1999
O Yahoo compra o GeoCities e oferece alojamento gratuito para páginas pessoais. O sistema era rentabilizado com publicidade.
3 Janeiro 2000
Em pleno pico da bolha tecnológica, as acções da empresa atingem um pico recorde de 475 dólares.
Duas semanas depois, o Yahoo Japão torna-se a empresa mais valorizada de sempre na bolsa japonesa (o Yahoo sempre foi forte nos mercados asiáticos e ainda hoje supera a Google nalguns países daquela região).
Junho 2000
O Google torna-se o motor de busca do portal Yahoo. Nessa altura, o motor de busca fundado por Larry Page e Sergey Brin ainda não representava uma ameaça.
Queda lenta
Abril 2001
Terry Semel, um executivo com experiência na área do cinema, torna-se presidente executivo do Yahoo!.
26 Setembro 2001
O Yahoo! é uma das empresas a operar na Web que sobrevive ao rebentar da bolha tecnológica.
Mas, neste dia, as acções atingem o valor mais baixo dos últimos cinco anos.
Abril 2003
Após diversas aquisições nos anos anteriores, o Yahoo lança um novo motor de busca. Nesta altura, a Google já era concorrência a sério.
Outubro 2003
É feita uma das mais importantes compras: a Overture, uma empresa especializada em publicidade online associada à pesquisa na Web.
Março 2005
O Yahoo compra o Flickr. A capacidade de alojamento do serviço de e-mail aumenta para 1Gb o objectivo era fazer frente ao GMail, da Google.
Setembro 2005
A empresa fornece às autoridades chinesas os dados de um utilizador e este acaba por ser preso. O Yahoo (que opera na China através da empresa Alibaba) defende-se afirmando ser obrigada a cumprir as leis locais.
Junho 2007
Com a empresa a perder a guerra da pesquisa e da publicidade online para a Google, Terry Semel abandona funções executivas (mas permanece na empresa até Janeiro de 2008). O co-fundador Jerry Yang é nomeado presidente executivo, com a missão de travar a queda nos resultados financeiros.
Janeiro 2008
A empresa anuncia uma quebra dos lucros no último trimestre de 2007 face ao período homólogo e traça previsões pessimistas. É anunciado o despedimento de mil dos seus 14.300 trabalhadores.
1 Fevereiro 2008
A Microsoft, depois de carta enviada no dia anterior à administração da empresa, anuncia uma oferta pública de aquisição. A estratégia é clara: juntar forças para combater a Google.