A Apple em 2013

Um estudo da empresa de análises Forrester prevê que em 2013 os produtos da Apple sejam omnipresentes nas casas modernas (isto é, naquelas casas onde impera o estilo de vida urbano e sofisiticado que os produtos da Apple representam).

Num documento que não parece muito inspirado, a Forrester antecipa uma série de produtos que a empresa poderá lançar.

Um dos futuros aparelhos será um servidor multimédia que armazena e distribui pelos vários dispositivos (computadores, leitores portáteis) as fotos, filmes e música dos utilizadores.

Nada de novo aqui, este tipo de aparelhos já está a ser lançado no mercado (nomeadamente pela Microsoft) e faz sentido que a Apple avance para uma solução do género bem antes de 2013. A Time Capsule já é um grande passo nesse sentido.

Pormenor: contrariamente à Microsoft, a Apple, diz a Forrester, não usará a palavra servidor (potencialmente assustadora para alguns consumidores ou demasiado empresarial).

Outra das previsões da Forrester aponta para um controlo remoto que sirva para todo o tipo de aparelhos musicais na casa. Não parece ser algo de utilidade extrema, mas é uma possibilidade razoável para uma empresa que só chegou ao mainstream graças ao mundo da música.

Outro dispositivo será, argumentam os analistas, um rádio-despertador. Isto é um tiro ao lado.

A Apple vendeu milhões de iPods sem precisar de rádio. O iTunes faz a apologia de conteúdos on demand (por oposição ao fluxo contínuo de conteúdos da rádio tradicional). E, com os telemóveis, iPods e um ou dois computadores por quarto, toda a gente sabe a falta que faz um rádio-despertador na mesinha de cabeceira… (independentemente de toda a integração com o iTunes que possa ter).

Por fim, a Apple deverá lançar uma moldura de fotografias digitais.

São aparelhos que já existem e, provavelmente, vão embaratecer e massificar-se nos próximos anos. Parece algo demasiado básico para valer o esforço da Apple, a não ser que esta consiga de alguma forma reinventar o conceito.

Esta entrada foi publicada em Futuro, Hardware com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/05/23/a-apple-em-2013/" title="Endereço para A Apple em 2013" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>