O novo “portátil de 100 dólares”

O XO da One Laptop Per Child – mais conhecido como o “portátil de 100 dólares”, muito embora nunca tenha conseguido descer até esse preço – está a ser remodelado.

O novo modelo tem o formato de livro electrónico, deverá custar 75 dólares e estar pronto em 2010.

Depois um produto que esteve longe de ser bem sucedido, o mentor da iniciativa, Nicholas Negroponte, parece continuar mais interessado em apelar à comunidade tecno-entusiasta dos países desenvolvidos (o XO entusiasmou mais os geek do que os governantes dos países a que se destinava) do que num projecto viável.

Eis o que diz Negroponte, citado pela BBC:

Actualmente, os países em desenvolvimento estão a gastar a cada ano 19 dólares por estudante em livros.

O novo XO custará (se tudo correr bem, e Negroponte não tem aqui as melhores credenciais) 75 dólares – o que dá para praticamente quatro anos em livros. Era preciso que o aparelho durasse mais de quatro anos nas mãos de uma criança para a iniciativa compensar financeiramente.

Além de que, para se usar um leitor de livros electrónicos, é, obviamente, preciso que existam os livros em formato electrónico. Mais um gagdet de utilidade duvidosa?

Esta entrada foi publicada em Hardware com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/tecnopolis/2008/05/21/o-novo-portatil-de-100-dolares/" title="Endereço para O novo “portátil de 100 dólares”" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>