Manuela Araújo (Vila Nova de Famalicão)

Aqui vão algumas das coisas que faço pelo ambiente. Não estão todas, e nem sempre as cumpro como devia; mas mesmo que estivessem todas, tenho a certeza que ainda são muito insuficientes, e tenho a consciência de que preciso de melhorar, e muito.

1 – Tento divulgar directamente pelas pessoas que conheço uma cultura de respeito pelo ambiente, redução de consumos de água, de energia e de outros recursos.

2 – Tento divulgar estes e outros factores de sustentabilidade através de um blogue que iniciei há cerca de 1 mês – Sustentabilidade Não É Palavra, É Acção (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/)

3 – Há muitos anos que separo os resíduos domésticos, que uso o verso das folhas como rascunho, e imprimo só quando preciso.

4 – Tenho evitado instalar ar condicionado no apartamento onde moro, apesar de no Verão o mesmo ser bastante quente.

5 – Tento gastar o mínimo de água, evitando tomar banhos de imersão ou de chuveiro demorados, fechando a torneira quando lavo os dentes, colocando as máquinas a lavar quando estão cheias.

6 – Tento gastar menos energia, ligando o aquecimento em casa só quando está mesmo frio, tapando as panelas ao cozinhar, desligando completamente os electrodomésticos e as luzes quando não são precisos.

7 – Não troco o meu automóvel, utilitário, há mais de 12 anos. Acho que o benefício que haveria por comprar um carro menos poluente, por exemplo, um híbrido, não compensaria os materiais e recursos desperdiçados em mais um carro.

8 – Quase sempre que posso, vou a pé ou uso transportes colectivos. Até gosto de andar de comboio.

9 – Reutilizo sacos para ir ao supermercado.

10 – Evito comprar roupa, acessórios e coisas só porque é moda, e não porque preciso.

11 – Evito fast-food (difícil, com filhos adolescentes) e evito comprar comida congelada.

12 – Reduzi o consumo de carne, especialmente de vaca.

13 – Tento comprar produtos de origem portuguesa, desde que não prejudiquem muito o orçamento, claro (pensar global, agir local)

14 – Chateio toda a gente que posso para ver o vídeo “ A história das coisas”, que acho fenomenal, e “Uma verdade inconveniente”, necessário.

15 – Criei e continuo criando os meus três filhos com estes valores de respeito pelo planeta e pelos outros.

Esta é para o futuro: na próxima assembleia de condóminos do prédio onde moro, que é na próxima semana, tenciono abordar os presentes e o administrador no sentido de propor um estudo para o uso de energias renováveis no prédio, e de melhor climatização no Verão através de estores exteriores.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>