Um novo site, um novo PÚBLICO

Dentro de algumas horas nasce o novo site do PÚBLICO. As novidades são muitas. Veja os trabalhos especiais que preparámos para o lançamento.

Joana Gorjão Henriques entrevistou cinco especialistas que analisam as tendências e o futuro da internet. Clay Shirky é o primeiro. Romana Borja-Santos passou uma noite nas urgências de dois hospitais em Lisboa e mostra como o aumento das taxas afastou doentes. E o que acontece com quem vive no Parque das Nações, em Lisboa, que agora passa a ter uma única freguesia? Marisa Soares procurou as respostas junto dos moradores e comerciantes do bairro. Camané e Mário Laginha formam o dueto de Transatlântico – um encontro mensal sobre Portugal e Brasil. Alexandra Prado Coelho, Ricardo Rezende e Joana Bourgard produziram o primeiro episódio da série. E João Pedro Pereira conversa com empreendedores da web que contam como conseguiram criar suas start-ups. Luciano Alvarez lança a sua crónica semanal “Viver Entroikado”.

Quando acordarem na quinta-feira, os leitores do PÚBLICO vão encontrar um novo site, com várias novidades: será mais claro e simples de navegar, vamos incluir os leitores na moderação de comentários, cada jornalista e colunista terá uma página, cada leitor terá uma área personalizada.

Criámos um sistema de reputação que faz com que os leitores com melhor atitude na “comunidade PÚBLICO” sejam premiados ao longo de vários níveis, o mais elevado dos quais lhes dá poder de aprovar e reprovar comentários. Os comentários mais relevantes vão ser destacados na homepage do site e de todas as secções. Queremos criar um debate mais relevante na internet.

Todos os jornalistas e colunistas do PÚBLICO terão uma página com o historial dos seus artigos, um perfil e contactos. Acreditamos que hoje a informação faz-se em rede, não é um monólogo, é um diálogo.

Incentivamos os leitores a registarem-se no novo site. O registo é fácil e gratuito (pode também ser feito através do Facebook ou do Twitter) e é automático para quem já é assinante. Com ele, pode guardar artigos para ler mais tarde. Na sua área personalizada, o leitor tem uma página privada com os artigos que guardou (a sua biblioteca), onde gere o seu perfil e sua conta (se for assinante), e uma página pública, onde está o seu historial de participação nos comentários e inquéritos PÚBLICO, e que pode ser vista por outros leitores registados. Aqui há mais uma novidade, os inquéritos, uma forma mais simples de participar no debate. Os inquéritos podem estar associados a qualquer notícia. Ao responder “sim” ou “não”, o leitor acrescenta argumentos, que são votados pela comunidade. E contam como pontos na sua reputação.

A Opinião vai ganhar mais relevância e visibilidade, com uma secção própria. Na estreia, além dos colunistas do PÚBLICO, vamos ter artigos da ex-ministra Maria Lurdes Rodrigues, do colunista de tecnologia David Pogue (um exclusivo PÚBLICO/New York Times), e do especialista em alterações climáticas Felipe Duarte Santos, entre outros.

O multimédia também ganha mais peso. Infografias, fotografias e imagens com maior tamanho, vídeos com melhor qualidade e mais fáceis de visualizar. E para quem quiser, a possibilidade de ver tudo de “luz apagada” como se estivesse no cinema.

Além da tradicional navegação pelas secções, adoptámos a navegação por tópicos, que permite que o leitor aprofunde mais o conhecimento nos temas que lhe interessam. E damos a opção de o leitor visualizar as últimas notícias como se fossem um mural.

Criámos parcerias. Com a TVI, garantimos a actualização em vídeo das últimas notícias. Com trabalhando.pt, o PÚBLICO passa a ter um site de emprego onde pode consultar ofertas em Portugal e fora do país.

Daqui a pouco, mais conteúdos especiais. Kalaf, Chulage e Capikua, entre outros, transformam as nossas últimas notícias em música na rubrica Notícias com Rima. E claro, a actualidade do dia, o que de mais importante precisa saber sobre Portugal e o mundo.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>