A abrir caminho no jornalismo computacional

Raquel Albuquerque, jornalista e bolseira de investigação

Lidar com grandes quantidades de informação requer, cada vez mais, novas práticas jornalísticas. Isso tanto significa conseguir acompanhar, interpretar e resumir notícias, como apresentar os conteúdos de forma mais dinâmica e interactiva. É aqui que a computação pode ajudar: criando ferramentas úteis para o jornalista. E é esse o objectivo do REACTION, um projecto de investigação em jornalismo computacional, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), ao abrigo do programa UTAustin-Portugal.

O PÚBLICO é um dos parceiros deste projecto. Daqui da redacção saem  ideias e sugestões para serem depois discutidas com a equipa de investigadores da Universidade Técnica de Lisboa (INESC-ID), Universidade do Porto (FEUP e LIACC), Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e Labs Sapo (UP e Picoas).

Para responder a um dos desafios do projecto – análise automática de redes sociais – foi desenvolvido o Twitteuro, um barómetro de opinião sobre o Euro 2012, que permitiu determinar em tempo real a popularidade dos jogadores e equipas, com base no número de menções no Twitter. Mas há outros desafios para além deste.

Um deles é a análise de conteúdos, a partir de notícias, blogues ou até documentos. Outro é a descoberta de informação através de data mining, ou seja, através da exploração de grandes quantidades de dados. Essas descobertas abrem caminho para novos artigos, reportagens e infografias.

Os próximos meses serão importantes. Estaremos a testar a utilidade e impacto destas ferramentas no trabalho do jornalista, acompanhando assim de perto o rumo da computação no jornalismo. E o novo site do PÚBLICO contará com os resultados.

Raquel Albuquerque

Raquel Albuquerque, a trabalhar na redacção do PÚBLICO, em Lisboa (foto: José Fernandes)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>