Mudanças nos bastidores

João Pedro Pereira, jornalista

João Pedro Pereira a explicar aos colegas como usar o novo sistema (foto: José Fernandes)

Enquanto o PÚBLICO se prepara para pôr no ar o novo site, há mudanças, invisíveis para os leitores, que começam a acontecer – uma delas tem como objectivo pôr nas mãos dos jornalistas uma ferramenta de trabalho mais adequada aos tempos que correm. Como quem, em tempos, trocou a máquina de escrever por um computador.

A mudança que estamos agora a começar não é tão radical, mas permitirá agilizar e melhorar o trabalho da redacção. As ferramentas de gestão do conteúdo usadas para criar e gerir tudo o que é publicado nas nossas plataformas digitais – dos sites aos tablets e smartphones – são ferramentas que, no contexto da evolução da Internet, podem ser consideradas de cariz arqueológico. Por exemplo, o sistema de gestão usado para o site Publico.pt é de 2000. É certo que foi evoluindo e adaptado ao longo de mais uma década de uso – mas há limites para as vezes que se podem trocar os pneus e o óleo a um carro velho e continuar a andar com ele numa auto-estrada.

Há meses que o PÚBLICO tem estado a trabalhar num novo sistema de gestão de conteúdos digitais. Nos últimos dias, esta nova ferramenta começou a ser usada, ainda de forma experimental, em alguns sites, entre os quais o Publico.pt, o Life&style e o Fugas. Se tudo correr bem, é o tipo de mudança de que os utilizadores nem se apercebem. Mas, como é normal que haja problemas,  é possível que, ao longo de Agosto, os leitores se apercebam de pequenas e ocasionais falhas.

João Pedro Pereira e o editor de plataformas Sérgio B. Gomes a trabalhar no novo backoffice (foto: José Fernandes)

Mudar um sistema de gestão de conteúdos que é usado por cerca de 150 pessoas com hábitos e necessidades diferentes (desde publicar artigos em poucos minutos até criar fotogalerias), num ambiente frequentemente caótico como é uma redacção, revelou-se desde cedo uma tarefa árdua, que tem sido partilhada por jornalistas e pela equipa de desenvolvimento informático.

No Outono, o novo site será lançado. Mas bem antes disso, o motor que o faz trabalhar tem de estar já a funcionar a todo o gás.

 

Um comentário a Mudanças nos bastidores

  1. Pingback: Enquanto o PÚBLICO se prepara para pôr no ar o novo site, há mudanças, invis…

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>