O dia em que o mundo se fotografou

Luís Octávio Costa, subeditor do P3

Estou no aday.org toca a dar a notícia”. A mensagem, assinada pelo fotojornalista do PÚBLICO Paulo Pimenta, estava no meu telemóvel às 10h18. Mas vamos fazer um “rewind” ainda maior.

No dia 6 de Maio o P3 espalhou um projecto do site aday.org que pretendia criar “o maior e mais abrangente arquivo fotográfico de um único dia na história da humanidade”. Para isso convidava qualquer um de nós a fotografar o dia 15 de Maio. 24 horas em imagens. O mundo real. Pedia-se apenas isso.

Foto: Paulo Pimenta

Paulo Pimenta, que passou o dia com a irmã Luísa, foi um dos seis portugueses a surgir na primeira selecção do projecto, que, aos poucos e até ao final do mês de Junho, arquivará online cerca de 100 mil fotografias em representação de 170 países.

Em Outubro uma selecção será revelada numa exposição itinerante, ficando para mais tarde (Novembro) o lançamento do livro A Day in the World, explicou por email Ayperi Karabuda Ecer, editor do projecto entusiasmado com a adesão portuguesa (Paulo Pimenta, João Pina, Nelson D’Aires, Céu Guarda, Lara Jacinto, Bruno Portela…). “A participação portuguesa foi inacreditável. Podes citar-me”, escreveu hoje.

Um dia destes, o dia 15 de Maio de 2012 vai ser armazenado em discos externos e guardado a sete chaves num arquivo subterrâneo. A qualquer momento qualquer um de nós poderá visitar a avó Maria José (mãe de duas filhas, avó de oito e bisavó de 15), ver como trabalha a bombeira brasileira Elissama Menezes, 20 anos, jogar computador (enquanto tomamos o pequeno-almoço) com o sueco Valter Turesson e explorar uma floresta no Quénia.

A rede também é isto.

Foto: Paulo Pimenta

Galeria no P3

2 comentários a O dia em que o mundo se fotografou

  1. Acho o P3 um dos melhores projectos de internet: textos muito bons, bastantes originais. Só é pena que seja tão pouco divulgado (diria quase ignorado). Acho que é bom deve ser mostrado e partilhada e é pena que o P3 esteja tão escondido.

    Cumprimentos

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>