Hugo Torres, jornalista
O maior desafio para a reformulação do site do PÚBLICO é a hierarquização dos conteúdos. “A navegação num site desta dimensão arrisca-se a tornar-se complexa e é preciso criar áreas de navegação visualmente distintas”, explica o webdesigner Dinis Correia. “Com um layout mais limpo as notícias saem claramente valorizadas.”
É nisso que tem trabalhado ao longo das últimas semanas, na arrumação do grande volume de conteúdo que torna um site como o do PÚBLICO ao mesmo tempo apelativo e um desafio à navegação. Na construção da nova página, diz Dinis Correia, o essencial é “concentrar a atenção dos leitores naquilo que é mais importante”.
O que falha no site actual: “Em termos de layout, as três colunas da homepage criam alguns problemas: por terem larguras muito semelhantes, dificultavam a hierarquização dos conteúdos (por vezes não se percebe imediatamente qual é a manchete); por outro lado, por serem colunas verticais muito extensas, acabam por tornar a leitura de toda a página pouco apelativa, por não serem adequadas à forma como lemos num ecrã”.
A mudança trará uma hierarquia “mais evidente”, com uma navegação “mais intuitiva e coerente”. “Visualmente, vamos no sentido do que já começámos a fazer com os sites-satélite, com mais espaço branco e com a utilização da fonte do PÚBLICO – toda a tipografia, aliás, foi revista para facilitar a leitura”, adianta. Mas “a mudança mais significativa é a simplificação da navegação – antes de mais, ao nível das secções, que passam a estar organizadas de forma diferente e, assim, passam a um número mais reduzido na barra de navegação.”
“O layout da nova homepage e da página de notícia são um salto qualitativo em relação ao que existe hoje”, considera Dinis Correia. O webdesigner está convicto de que estas mudanças “deixarão os leitores bastante satisfeitos e que tornarão a utilização do site muito mais agradável”.