Celebra-se hoje o dia nacional do vídeo escolar. Não está institucionalizado, mas isso pouco importa. O que, de facto, conta é que hoje se exibem e premeiam filmes realizados por estudantes do ensino secundário português. A importante jornada enquadra-se na décima edição do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, promovida pelo Clube de Cinema 8 e Meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim.
Os 49 filmes, feitos por alunos de vinte escolas do ensino secundário português, serão exibidos durante a tarde no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim. À noite, além de se ficar a saber quem são os autores dos filmes distinguidos, um grupo de alunos da Escola de Música da cidade interpretará a música do filme La Strada, composta por Nino Rota, e será exibida uma adaptação do filme de Federico Fellini, em 8 minutos e meio, numa realização da Associação Pathos.
O programa reserva ainda espaço para o Talento-Extra da realizadora Natália Andrade, vencedora de uma edição do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, que apresentará dois trabalhos recentes.