Não é por podermos contar tudo que devemos contar tudo

P23 El Roto vida privada

El Roto

A privacidade é, hoje, globalmente, um valor muito pouco estimado. Em boa verdade, para muitos, nem sequer é um valor. Não faltam, de resto, os que julgam que se alguém reclama respeito pela privacidade é porque, com certeza, terá algo menos digno a esconder (era a esses que aludia o cartoonista El Roto no diário El País de ontem). O assunto não é simples e é certo que alguns dos que, em certa altura, se insurgiram contra a violação da privacidade foram os que, antes, procuraram obter algum benefício expondo-se sem qualquer reserva.
Seja como for, é preciso insistir: a privacidade é um valor que importa defender. Mesmo que nada haja para esconder. Não é por podermos contar tudo que devemos contar tudo, explica Dominique Wolton, especialista em ciências da comunicação, no PÚBLICO de hoje.
“Lutámos durante séculos até termos, enfim, o direito a uma existência privada, e agora, com as tecnologias de informação e com o fenómeno da ‘peopleização’, passamos a vida a publicitar a vida privada”, recorda o especialista em ciências da comunicação. “É um contra-senso”, acrescenta. Na entrevista que concedeu ao jornalista Luís Miguel Queirós, Dominique Wolton explica que, “se esta geração não percebe que é preciso preservar essa separação, isso é grave, porque essa fronteira foi um verdadeiro campo de batalha, e conseguir impô-la representou uma grande vitória política”. Para o autor de É preciso salvar a comunicação, “não é por hoje ser possível contar seja o que for nas redes sociais, e haver quem o leia, que devemos fazê-lo”. Dominique Wolton tem toda a razão quando nota que diante do computador temos uma sensação de liberdade, mas que nos deveria “preocupar a contradição entre esse sentimento de liberdade e o facto de a Internet ser dominada pelo poder económico, financeiro e técnico do Google, da Apple, do Facebook, da Amazon”.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>